Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Seis centenas de voluntários participam em ação de proteção florestal

Mais de 600 voluntários provenientes de todo o país vão participar no sábado, na Lousã, numa ação de proteção de 45 mil árvores plantadas há cinco anos, anunciou hoje o projeto Floresta Unida, organizador da iniciativa.

Seis centenas de voluntários participam em ação de proteção florestal
Notícias ao Minuto

11:51 - 15/10/15 por Lusa

País Lousã

Ricardo Teixeira, coordenador de ações da Floresta Unida, disse à agência Lusa que a ação se desenvolve junto ao Centro de Operações Técnicas Florestais, onde em 2010 foi efetuada uma ação de reflorestação com a plantação de mais de 12 espécies autóctones que recuperaram uma área fortemente atingida pelo nemátodo (doença do pinheiro).

"Além de um vasto conjunto de ações de manutenção, vamos também efetuar controlo de espécies invasoras e roçar matos numa área de 15 hectares junto às árvores, no âmbito do nosso projeto de gestão e proteção das espécies durante 30 anos", salientou.

Segundo Ricardo Teixeira, são esperados entre 600 a 700 voluntários, de todo o país, funcionários de cerca de meia centena de empresas que colaboram na iniciativa, que conta também com o alto patrocínio da Presidência da República e do Ministério da Agricultura.

Entre os voluntários, destaca-se uma grande representação da organização não governamental Lions Internacional, com uma centena de participantes.

Designada por "Mais Floresta Lousã 2015", a iniciativa insere-se no programa "400 Milhões de Árvores", lançado em 2010 pelo projeto Floresta Unida, que visa a plantação e proteção de espécies em Portugal e em vários países estrangeiros, com um plano de gestão e proteção durante 30 anos.

Além deste projeto de reflorestação, a Floresta Unida, desenvolvida por técnicos florestais portugueses, tem como objetivos recuperar, manter e valorizar os ecossistemas florestais, atuando sempre em áreas públicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório