Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Campanha pede consumo responsável de peixe para proteger vida marinha

Uma campanha da WWF vai pedir aos portugueses decisões responsáveis quando consomem peixe, nas lojas ou nos restaurantes, exigindo certificações de origem e de sustentabilidade, para permitir a recuperação dos ecossistemas e evitar a degradação da vida marinha.

Campanha pede consumo responsável de peixe para proteger vida marinha
Notícias ao Minuto

07:08 - 15/10/15 por Lusa

País WWF

O novo projeto "Fish Forward -- por um consumo responsável de peixe e marisco e um futuro para os oceanos", que integra 11 países europeus e é hoje apresentado em Lisboa, pretende promover escolhas sustentáveis não só dos consumidores, mas também das empresas e dos responsáveis políticos.

"Queremos que este projeto mude a forma como os consumidores consomem peixe, ou seja, no momento da compra ou do consumo no restaurante, pensem que é preciso recuperar as unidades de peixe sob pressão e é preciso pensar na sustentabilidade dos nossos oceanos e nos impactos que as nossas decisões têm em comunidades do outro lado do mundo", disse hoje à agência Lusa a coordenadora do WWF Portugal.

Angela Morgado realçou que, "sem decisões de compra responsáveis e sustentáveis, o consumo de peixe terá um impacto negativo na preservação das populações dos peixes, nos habitats e nas pessoas, nas comunidades, especialmente em países em desenvolvimento".

A iniciativa vai chegar aos consumidores através dos meios de comunicação, das redes sociais e do site da organização e entre os instrumentos utilizados para informar e alertar está um vídeo chamado "Ugly Fish", ou "peixe feio", e um guia de consumo com vários conselhos para alterar comportamentos.

O consumo de peixe tem aumentado nos últimos anos, passando de 9,9 quilogramas em média por pessoa em 1960 para 19,2 quilogramas em 2012, segundo dados avançados pela WWF, o que levou a um crescimento da frota pesqueira.

O último relatório Planeta Vivo, divulgado pela organização em setembro, revelou que as populações de mamíferos marinhos, peixes e aves marinhas registaram uma redução de 50% nos últimos anos e algumas espécies de pescado apresentam mesmo uma diminuição de 75%.

Portugal é um grande consumidor de pescado, muito dele importado, tal como acontece na Europa que "precisa rever essas opções, e o que se pede não é que as pessoas deixem de comer peixe, mas sim que, ao fazerem escolhas responsáveis, possam continuar a comer peixe", frisou a responsável nacional da organização.

Ao contrário, "se fizerem escolhas não responsáveis, estão a pôr em causa o próprio ato de continuar a consumir peixe", insistiu Angela Morgado.

Os consumidores são aconselhados a reparar nos logótipos visíveis na embalagem do peixe e que indicam sustentabilidade, ou seja, certifica que aquele produto foi obtido de forma a não pôr em causa o equilíbrio da natureza, ou esclarecem a origem, permitindo optar por pescado vindo de uma zona mais próxima e que cumpre as regras de produção, da questão laboral à segurança alimentar.

Se o peixe não apresentar qualquer certificado, o consumidor deve tomar atenção a características como a dimensão ou o local de origem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório