Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Municípios trasmontanos reiteram que têm portas abertas a refugiados

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes reiterou hoje no final da reunião do conselho daquele órgão, que decorreu em Mogadouro, que os nove municípios que integram estrutura continuam interessados em receber refugiados.

Municípios trasmontanos reiteram que têm portas abertas a refugiados
Notícias ao Minuto

21:02 - 14/10/15 por Lusa

País CIM

Em declarações à agência Lusa, Américo Pereira disse que é preciso ajudar a integrar os migrantes no sistema da região, como é o caso da rede transportes, das escolas, da saúde, ou em programas ocupacionais, entre outras atividades locais.

"Definitivamente temos que colocar de lado alguns fantasmas, nomeadamente que há gente carenciada na região e que a prioridade terá de ser para essas pessoas. Isso é perfeitamente verdade. Porém, não significa que os municípios virem as costas aos que estão fugir da guerra, da fome e da destruição", indicou.

Segundo o responsável, cada município ajudará mediante as suas possibilidades, não pondo em causa, "os interesses dos residentes".

"Este é um problema que Bruxelas agarrou e financia. A quase totalidade das despesas tidas como os migrantes é paga pela União Europeia. Definitivamente, gostaria de não voltar a ouvir dizer que se estão a esquecer os residentes, para dar preferência aos refugiados. Só assim podermos desmontar a nossa solidariedade", enfatizou Américo Pereira.

O também autarca de Vinhais (Bragança) lembrou que houve portugueses que também já foram refugiados "e que houve países de Europa que acolheram os emigrantes no tempo da ditadura e não só".

Para além dos municípios, os representantes da CIM trasmontana são da opinião que instituições como a Igreja ou misericórdias devem participar "neste esforço conjunto".

Os concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes aguardam agora "pelo processo de conversação" com as entidades competentes, sublinhando que "o principal objetivo e o que aqui está em causa é uma questão humanitária".

A Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes é composta por nove dos 12 concelhos do distrito: Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Vila Flor e Alfândega da Fé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório