Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Junta de Arroios investe 50 mil euros em canal televisivo

A Junta de Freguesia de Arroios, em Lisboa, anunciou hoje que vai investir cerca de 50 mil euros num canal televisivo, com programas feitos por voluntários, que visa aproximar a população à autarquia.

Junta de Arroios investe 50 mil euros em canal televisivo
Notícias ao Minuto

14:55 - 14/10/15 por Lusa

País Margarida Martins

O objetivo é "criar uma proximidade muito grande entre a freguesia e a população, [...] no sentido de cidadania, de as pessoas participarem, serem ativas e partilharem", disse a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins (PS), que falava aos jornalistas no final de um encontro para apresentar o projeto Arroios TV, que arranca na quinta-feira, às 10:00, com um direto no Largo do Intendente.

Segundo a autarca, vão ser investidos perto de 50 mil euros: 35 mil euros em equipamentos, 10 mil num estúdio -- localizado no polo da Junta nos Anjos, no mercado Forno do Tijolo -- e perto de dois mil euros na anuidade do canal, que vai estar alojado na Meo (canal 5050) e que pode também ser visto na internet (em www.kanal.pt/5050).

Margarida Martins explicou que, naquela freguesia - que reúne 79 nacionalidades numa extensão de 2,3 quilómetros quadrados -, "há [moradores em] pontas da freguesia que não conhecem as outras" zonas, realidade que o Arroios TV visa combater.

A emissão será semanal, entre as 10:00 e as 18:00, com repetições ao fim de semana.

Entre os programas previstos está um em que os fregueses poderão fazer questões às quais Margarida Martins dará resposta, e outro sobre quem são os autarcas da assembleia de freguesia e do executivo.

A Junta tenciona, inclusive, transmitir em direto as reuniões da assembleia de freguesia.

Destacam-se programas sobre o património arquitetónico de Arroios, que contará com o arquiteto Carlos Veloso, sobre a atividade das bibliotecas da zona, sobre gastronomia nacional e internacional (feito em cada dos residentes), sobre direitos sociais e higiene urbana e ainda outro dedicado às crianças.

Ali passarão também dicas de cidadania e de proteção civil, filmes enviados pelos fregueses e reportagens feitas pelos funcionários da autarquia sobre estabelecimentos comerciais e sobre a iniciativa "A volta ao mundo em Arroios".

Apesar de inicialmente o canal só estar em português, vai haver um programa semanal com aulas de mandarim, a cargo da Escola Chinesa de Lisboa.

"Vamos lutar para que todas as pessoas gostem de viver aqui", assinalou Margarida Martins, adiantando que a autarquia está "aberta a outras entidades que queiram apoiar" a iniciativa.

No projeto estão inseridas cerca de 10 funcionários da autarquia, grande parte jovens em estágio profissional na área da comunicação e que se voluntariaram.

É neste canal que, em julho do próximo ano, vai ser transmitido o Arroios Film Festival 2016, um festival de cinema que visa abordar o tema da inclusão, ao nível político, social, cultural e religioso. Os filmes dos candidatos devem ser enviados até 28 de fevereiro.

Nessa altura, serão entregues prémios para o Best Film Arroios Fest Award (no valor de três mil euros), o Best Fiction, o Best documentary e o Best Animation, estes três no valor de 1.500 euros.

A Junta quer ainda trazer a Portugal a ativista paquistanesa Malala Yousafzai para apresentar o festival.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório