Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Igreja critica "crueldades brutais infligidas aos cristãos"

O prefeito emérito da Congregação para os Bispos, cardeal Giovanni Battista Re, criticou hoje, no início da peregrinação internacional de outubro ao Santuário de Fátima, as "crueldades brutais infligidas aos cristãos".

Igreja critica "crueldades brutais infligidas aos cristãos"
Notícias ao Minuto

19:41 - 12/10/15 por Lusa

País Cardeal

"Entre os motivos de profunda angústia, conta-se a perseguição dos cristãos, obrigados a pagar um alto preço para permanecerem fiéis à sua fé. Mesmo nestes últimos tempos, temos assistido a crueldades brutais infligidas aos cristãos no Médio Oriente e na África em razão da sua fé", afirmou Giovanni Battista Re, também presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Na Capelinha das Aparições, o cardeal italiano, retomando palavras do papa Francisco, disse que a Igreja "vai-se tornando cada vez mais uma Igreja de mártires", isto é, "de homens e mulheres vítimas de perseguições e violências inauditas só por causa da fé que professam".

"Além disso, aflige-nos a propagação da violência, do ódio e do terrorismo", continuou, referindo tratar-se de "nuvens escuras que deixam a Terra envolvida por um horizonte sem estrelas".

Antes, o cardeal Giovanni Battista Re considerou haver uma "necessidade imensa" da ajuda da Virgem "nas preocupações e adversidades" sentidas, em cada um, nas famílias e na sociedade inteira, "resultantes da luta gigantesca que o mal trava contra o bem, agravada", nos tempos atuais, "por forte diminuição da consciência moral e da sensibilidade aos valores humanos e cristãos".

Os patriarcas do Oriente presentes no Sínodo dos Bispos sobre a família, que decorre até dia 25 em Roma, Itália, têm denunciado, nas respetivas intervenções, a situação dramática que enfrentam atualmente os cristãos e outras minorias na Síria e no Iraque.

Na quinta-feira, o patriarca sírio católico Inácio Youssif III Younan, que vive no Líbano, denunciou o "inferno" da perseguição religiosa contra cristãos no Médio Oriente.

O patriarca afirmou que os cristãos estão "alarmados", referindo-se a uma "provação catastrófica" para as famílias, que fazem "todos os possíveis para sair do inferno, particularmente do Iraque e da Síria".

Inácio Youssif III Younan também foi crítico da atuação das potências ocidentais.

"Temos sido esquecidos, mesmos traídos pelas administrações ocidentais que obedecem somente a uma política de oportunismo político", denunciou o patriarca.

"Chega deste oportunismo, é preciso fazer de tudo para devolver a paz e a estabilidade", apelou ainda.

A peregrinação internacional de outubro ao Santuário de Fátima, a última grande celebração do ano ao maior templo mariano do país e que tem como tema ‘Vigiai e Orai’, termina na terça-feira.

Dados do santuário indicam que se inscreveram para a peregrinação 127 grupos de quase 30 países, sendo de Itália o maior número de grupos, 22 no total.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório