Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Força Aérea resgata tripulante de navio ao largo da Figueira da Foz

Um tripulante finlandês de 35 anos foi na madrugada de hoje evacuado do navio mercante Bore Sea, a navegar ao largo da Figueira da Foz, por apresentar uma fratura exposta no braço esquerdo, divulgou fonte da Marinha.

Força Aérea resgata tripulante de navio ao largo da Figueira da Foz
Notícias ao Minuto

13:23 - 11/10/15 por Lusa

País Helicóptero

A evacuação médica foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea Portuguesa e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).

Em comunicado, a Marinha portuguesa adianta que o Bore Sea, que na altura do resgate se encontrava a cerca de 60 milhas a Oeste da Figueira da Foz, tinha largado do porto de La Pallice--França, tendo como destino Tanger, em Marrocos.

"O tripulante apresentava uma fratura exposta no braço esquerdo, pelo que o CODU-Mar avaliou como necessária a evacuação médica urgente", refere.

Segundo explica, o MRCC Lisboa solicitou, então, a ativação de um EH-101 da Força Aérea Portuguesa, mas, após uma primeira tentativa de evacuação do tripulante, a operação foi cancelada "devido às condições meteorológicas que se faziam sentir no local", com "ventos fortes, ondas de cinco metros e fraca visibilidade que condicionavam as ações das equipas de resgate e a segurança do ferido".

Neste contexto, o MRCC Lisboa optou por divergir o navio para junto da costa, até entrada na barra do porto de Lisboa, onde foi então possível ao EH-101 efetuar o resgate do tripulante, cerca das 08:15, aterrando depois no Aeroporto de Figo Maduro pelas 08:30.

O ferido foi de seguida transportado numa ambulância do INEM para o Hospital de Santa Maria, encontrando-se, segundo a Marinha, "em situação estável".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório