Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Bibliotecas escolares e prisões recebem 53 mil livros de Fundação

As bibliotecas escolares e os estabelecimentos prisionais vão receber cerca de 53 mil livros da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), no âmbito de um protocolo hoje assinado.

Bibliotecas escolares e prisões recebem 53 mil livros de Fundação
Notícias ao Minuto

19:22 - 07/10/15 por Lusa

País Manuel dos Santos

O protocolo que vai permitir entregar cada um dos 80 títulos já editados pela FFMS a todas as bibliotecas escolares e estabelecimentos prisionais foi hoje assinado em Lisboa, pelo presidente da Fundação, Nuno Garoupa, pela coordenadora da rede de bibliotecas escolares, Manuela Pargana Silva, e pelo diretor-geral dos Serviços Prisionais, Rui Sá Gomes.

O protocolo insere-se nas iniciativas do Mês da Educação promovido pela fundação ao longo de todo o mês de outubro.

Manuela Pargana Silva sublinhou que a entrega de 80 títulos às bibliotecas escolares "vai permitir a alunos e professores discutir e trabalhar temáticas pertinentes e atuais".

Já Rui Sá Gomes destacou a importância do protocolo para as bibliotecas dos estabelecimentos prisionais, "muito importantes" para os cerca de 3.500 reclusos que todos os anos se inscrevem nos nos vários níveis de ensino -- 161 dos quais frequentam atualmente o ensino superior.

O diretor-geral dos Serviços Prisionais destacou ainda o risco que a baixa escolaridade e o baixo nível de literacia da população prisional representam para a reincidência criminal.

O Mês da Educação da FFMS arrancou hoje com um debate no Fórum Lisboa moderado pelo físico Carlos Fiolhais e com presença dos autores do livro "A Escola e o Desempenho dos Alunos", entre os quais dois antigos ministros da Educação -- David Justino e Maria do Carmo Seabra -- e Margaret Raymond.

Ao longo do mês, em conferências pelo país, a FFMS vai ainda promover o debate de questões como a inclusão ou a formação de professores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório