Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Apesar dos aumentos, creches e lares não subirão mensalidades

As creches e lares, apesar de poderem subir as prestações, não pretendem fazê-lo nos próximos tempos.

Apesar dos aumentos, creches e lares não subirão mensalidades
Notícias ao Minuto

08:29 - 18/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Prestações

Uma circular de dezembro de 2014 confere às instituições sociais a possibilidade de aumentar as prestações das creches e lares até 5%, porém as organizações em causa não deverão aproveitar a oportunidade para subir os preços, revela o Jornal de Notícias.

O Instituto de Segurança Social (ISS) negou que as novas normas possam ter “impacto no aumento da comparticipação das famílias”. “Pelo contrário”, garante uma fonte oficial ao mesmo órgão. Mais ainda, o ISS frisa que há “uma salvaguarda para as famílias impedindo atualizações anuais de comparticipações dos utentes acima dos 5%”.

A medida irá mudar o conceito de agregado familiar, os rendimentos e as despesas tidos em conta para calcular o rendimento disponível e as respetivas comparticipações. “Há uma ligeira subida da comparticipação em algumas instituições, mas mais por causa da melhoria dos rendimentos”, explicou Carlos Andrade, vice-presidente da União das Misericórdias.

“As instituições sabem qual é a real situação dos agregados familiares”, afirma José Baptista da União Distrital do Porto das IPS. O responsável garante que, apesar da entrada da medida, a maioria das instituições não está a pensar subir os preços.

A outra alteração é o fim do desconto obrigatório de 20% para um segundo filho a estudar na mesma creche. Apesar disto, o ISS garante que o desconto se mantém “por via dos regulamentos internos das instituições”, passando a ser aplicado pelas mesmas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório