Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Lisboa promove articulação de diferentes tipos de transporte

O município de Lisboa acolhe, entre 16 e 22 de setembro, a Semana Europeia da Mobilidade, na qual promove a articulação de diferentes tipos de transporte através de ações de sensibilização, conferências e passeios pedonais e de bicicleta.

Lisboa promove articulação de diferentes tipos de transporte
Notícias ao Minuto

13:49 - 10/09/15 por Lusa

País Mobilidade

Sob o tema 'Escolhe. Muda. Combina', a iniciativa visa "promover a 'multimodalidade', através da qual os cidadãos podem combinar várias formas de se deslocar, usufruindo, assim, de uma viagem mais rápida e agradável", explica a Câmara Municipal no seu 'site'.

"A escolha de diferentes tipos de transporte potencia uma melhoria da qualidade de vida da população, associada ao facto de contribuir para uma mobilidade mais sustentável", acrescenta a autarquia.

Esta semana dedicada à mobilidade é uma iniciativa da Comissão Europeia, organizada na capital portuguesa pela Câmara e assinalada por várias cidades do país nos últimos anos.

Entre as ações a realizar em Lisboa estão caminhadas seniores (com início e fim no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, complexo do Areeiro e Jardim Amália Rodrigues) e conferências sob os temas "Mobilidade urbana sustentável", na sede da Ordem dos Engenheiros, "SIG(a) o peão...", nos Paços do Concelho, e "Mobilidade: Desafio global com soluções locais?", no auditório da Direção Geral das Autarquias Locais.

No dia 17, é apresentado o projeto "Segurança (+65) -- Prevenção Rodoviária Sénior", no Centro Social da Sé, e é atribuído, no Cinema São Jorge, o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

No dia seguinte, incentiva-se a ida para o trabalho de bicicleta (projeto 'Bike to work'), inauguram-se "escadas amigas das bicicletas" na Travessa da Portuguesa, bem como o estacionamento gratuito para bicicletas no parque da Calçada do Combro, e percorre-se a Avenida Ribeira das Naus em bicicleta, num passeio solidário noturno.

No dia 19, há caminhada e passeio de bicicleta em Alvalade, ao mesmo tempo que "Telheiras [está] em movimento", com atividades em bicicleta e jogos, e as avenidas de Roma e Guerra Junqueiro dinamizam o comércio de rua com o "Movimento Certo" (que também se realiza no dia de seguinte).

O passeio "Lisboa Ciclável" da FPCUB começa às 14h45 e a partir das 15h00 "Lisboa vai ao parque" no Parque Recreativo do Calhau e na Tapada das Necessidades.

No dia 20, há passeio de bicicleta entre Entrecampos e a Ribeira das Naus e uma corrida de 10 quilómetros em Belém.

A 21 de setembro fomenta-se a utilização do carro elétrico, na praça dos Restauradores, com a ação "Em Lisboa de carro elétrico".

No último dia desta Semana da Mobilidade, destacam-se as atividades "Minifiscal", em que as crianças identificarão situações de estacionamento incorreto ou abusivo na Avenida da Igreja e colocarão multas fictícias nas viaturas, e "Logística Urbana Verde", com demonstrações da utilização de meios de transporte ecológicos (como cargo 'bikes' e triciclo) no transporte de mercadorias no quotidiano.

Nestes dois últimos dias incentiva-se ainda a ida em bicicleta para a escola e para a universidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório