Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Preso em casa, como poderá Sócrates votar? Há duas hipóteses

Em situação de prisão domiciliária, como vai votar José Sócrates?

Preso em casa, como poderá Sócrates votar? Há duas hipóteses
Notícias ao Minuto

07:10 - 07/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Leis

A questão é levantada pelo jornal Público: Como vai votar José Sócrates? A resposta é uma incógnita, uma vez que nem a CNE (Comissão Nacional de Eleições) nem a Procuradoria-Geral da República conseguem ainda explicar como irá resolver-se a situação do ex-primeiro-ministro, até porque não é comum pessoas em situação de prisão domiciliária quererem votar.

Data de 2007 o único caso em que se verificou situação semelhante. Na altura, o arguido não teve autorização para sair de casa para poder votar.

No caso de querer exercer o direito de voto nas legislativas de 4 de outubro, Sócrates terá que obter uma autorização do juiz Carlos Alexandre para sair de casa. Caso obtenha essa autorização, o socialista terá sempre que ser escoltado pela polícia. Porém, saliente-se, a lei proíbe escoltas armadas a 100 metros das assembleias de voto o que significa que os polícias não poderão ir armados.

Caso o juiz aponte motivos fortes para não autorizar o socialista a sair de casa, só restará a Sócrates requerer o voto antecipado, sendo o boletim enviado para sua casa. O Público sabe que o advogado de Sócrates, João Araújo, ainda não enviou qualquer requerimento a Carlos Alexandre.

Por sua vez, a CNE adiou para terça-feira qualquer informação sobre o caso, até porque irá reunir amanhã. Porém, o porta-voz da comissão considera que “estas pessoas têm o direito de votar como qualquer outra pessoa”.

No âmbito da Operação Marquês estão na mesma situação de José Sócrates o empresário Carlos Santos Silva, o vice-presidente do Grupo Lena Joaquim Barroca e o ex-ministro Armando Vara.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório