Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2022
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 31º

Arganil inaugura amanhã duas estações de tratamento de águas residuais

O ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, vai inaugurar na sexta-feira, no concelho de Arganil, duas novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR).

Arganil inaugura amanhã duas estações de tratamento de águas residuais

A ETAR de Barril do Alva é uma das quatro estações de tratamento construídas pela Águas do Centro Litoral naquele concelho do distrito de Coimbra, em que foram investidos 2,8 milhões de euros.

Esta empreitada inclui idênticas unidades concluídas pela empresa em São Martinho da Cortiça, Vila Cova do Alva e Pomares, além de dois quilómetros de emissários de ligação.

Depois de presidir à primeira cerimónia, em Barril do Alva, às 16:00, Moreira da Silva desloca-se a Folques para inaugurar, às 17:00, uma segunda ETAR, esta custeada pela Câmara Municipal de Arganil.

O presidente da autarquia, Ricardo Alves, disse hoje à agência Lusa que o município investiu cerca de 182 mil euros na construção de quatro estações de tratamento que vão servir as populações de Folques, Sarnadela, Saíl, Rochel e Vale Cordeiro.

Ao todo, "são oito novas ETAR já concluídas", duas a inaugurar na sexta-feira, devendo as restantes seis "entrar em breve também em funcionamento", o que resultará "numa melhoria significativa da qualidade de vida das pessoas", acrescentou.

Ricardo Alves, eleito pelo PSD, salientou que estes investimentos públicos "aumentam a capacidade de tratar" as águas residuais em várias povoações, "com tecnologias modernas", o que contribui para "uma maior sustentabilidade ambiental" do concelho de Arganil.

A ETAR de Barril do Alva "está preparada para receber os efluentes domésticos de 600 habitantes" e tratar diariamente 100 metros cúbicos de esgotos, segundo uma nota da Águas do Centro Litoral.

Às 18:00, o ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, intervém na sessão solene de abertura da 34.ª Ficabeira e Feira do Mont'Alto, nos Paços do Concelho, e visita o certame de seguida.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório