Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 14º

Portugal vai participar no maior exercício militar da NATO desde 2002

A NATO vai organizar no outono, em Portugal e em outros seis países, o maior exercício militar desde 2002, e que contará com a participação de cerca de 36 mil soldados, anunciou hoje uma fonte da Aliança Atlântica.

Portugal vai participar no maior exercício militar da NATO desde 2002
Notícias ao Minuto

23:50 - 27/08/15 por Lusa

País Exercício

O exercício irá realizar-se entre 3 de outubro e 6 de novembro, principalmente em Itália, Espanha e Portugal, indicou o general francês Jean-Paul Paloméros, em conferência de imprensa realizada em Washington.

Segundo o site na internet da Marinha Portuguesa, este "vai ser o maior exercício após o período da Guerra Fria".

O exercício, denominado 'Trident Juncture', vai contar com a particiapção de 27 das 28 nações que compõem a NATO e vai ter lugar em sete países pertencentes a esta organização, acrescentou o general.

Os cenários do exercício vão integrar todas as componentes da "guerra moderna", como defesa antimíssil, ataques informáticos, e a "guerra híbrida" com as suas operações de propaganda, mas segundo o general Paloméros não estará relacionado com o clima de tensão que se vive entre a Ucrânia e a Rússia.

As redes sociais também vão fazer parte do exercício militar como se fossem adversários fictícios, explicou Paloméros, adiantando que a NATO irá tentar acompanhar o exercício dos cibernautas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório