Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal enfrenta "tempestade demográfica perfeita"

O Financial Times escreve esta quarta-feira sobre Portugal, apresentando-o o país da União Europeia que terá num futuro próximo "a menor proporção de crianças".

Portugal enfrenta "tempestade demográfica perfeita"
Notícias ao Minuto

20:08 - 12/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Financial Times

A "tempestade demográfica perfeita" de que fala hoje o jornal britânico resulta da combinação de uma baixa taxa de nascimento, uma recessão profunda e uma onda de emigração, que está rapidamente a transformar Portugal numa sociedade de famílias com apenas um filho, destaca o Financial Times.

Na reportagem, hoje publicada no site do jornal britânico, o correspondente em Portugal toma como ponto de partida o caso do grupo de vestuário para crianças, Goucam, na região de Viseu, que decidiu oferecer 505 euros aos funcionários que tenham filhos.

Em causa está o facto de Portugal ser o país da União Europeia (UE) com a mais baixa taxa de fertilidade, situando-se apenas atrás da Correia do Sul quando em análise estão os 34 países da OCDE.

A contribuir para a "tempestade demográfica" está também o facto, destaca o Financial Times, de nos últimos quatros anos terem saído de Portugal 198 mil habitantes, níveis não vistos desde os anos 60, e de o número de mortes ter ultrapassado o de nascimentos.

"Se nada mudar, o pior cenário o Instituto Nacional de Estatística (INE) admite que a população de Portugal passa de 10,5 milhões para 6,3 milhões em 2060, enquanto o peso das pessoas com mais de 65 anos em cada 100 com menos de 15, o chamado índice de envelhecimento, vai disparar de 131 para 464, o maior na Europa", escreve o repórter do jornal britânico.

Mais. "Mesmo na previsão mais optimista do INE, Portugal deve perder 2 milhões de habitantes ao longo dos próximos 45 anos, com o índice de envelhecimento a disparar para 307. Em pouco um pouco mais de uma geração, estima o Eurostat, Portugal será o país da União Europeia com menor proporção de crianças".

Está, portanto, criado o cenário ideal para a dita "tempestade demográfica perfeita".

Aceda aqui ao artigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório