Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Aventureiro espanhol quer chegar a Lisboa em paddle surf

O aventureiro espanhol Antonio de la Rosa, que está tentar unir Madrid a Lisboa em paddle surf pelo rio Tejo, entrou hoje à tarde na parte portuguesa do rio, estando prevista a sua chegada a Lisboa no domingo.

Aventureiro espanhol quer chegar a Lisboa em paddle surf
Notícias ao Minuto

17:52 - 12/08/15 por Lusa

País Rio Tejo

"O Antonio entrou em Portugal hoje cerca das 14h00", disse à agência Lusa a assessoria do atleta, que espera completar os mais de 900 quilómetros até ao final do fim de semana, dependendo das condições climatéricas e do próprio rio.

Antonio de la Rosa, bombeiro de profissão, partiu de Buitrago de Lozoya (na zona montanhosa a norte de Madrid) e desceu pelo Lozoya e pelo Jarama (afluentes do Tejo). Tinha previsto navegar pelo Parque Nacional de Monfragüe e pelo Parque Natural Tejo Internacional, mas não conseguiu por falta de autorização da entidade que gere os Parques Naturais da Extremadura espanhola.

Por outro lado, nas três últimas jornadas, salientou a assessoria do atleta, de la Rosa teve de enfrentar "ventos frontais fortes, que o obrigaram a remar mais horas por dia", em etapas de 80 quilómetros.

"Espera-se que chegue a Lisboa (ou a Cascais) no domingo, num total de 19 etapas, uma mais do que estava previsto", acrescentou.

Antonio de la Rosa já passou por Toledo e Talavera de la Reina. Entrou em Portugal por Alcântara, na província de Cáceres, com Portugal na margem direita e Espanha na margem esquerda até chegar a perto de Vila Velha de Ródão, onde o Tejo passa a ser apenas português. Desde que arrancou, a 29 de julho, já completou 670 quilómetros. Da fronteira de Portugal até Lisboa ainda completará outros 350 quilómetros.

"Na quinta ou na sexta-feira, dependendo das condições deverá passar pelo Castelo de Almourol", em Santarém, indicou a mesma fonte.

Antonio de la Rosa, embaixador de Turismo Ativo e Desportivo da Comunidade de Madrid [que o patrocina neste projeto], tem um vasto currículo de aventuras deste tipo, entre as quais ter completado em solitário a rota "Iditarod" no Alasca em esqui de fundo e pé, num total de mais de 1.700 quilómetros em 42 dias.

Para esta aventura Madrid-Lisboa, Antonio de la Rosa tem o patrocínio da Comunidade de Madrid. O Turismo de Portugal, por seu lado, associou-se ao projeto para facilitar o contacto com as entidades locais nas etapas que decorrem em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório