Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Corrida pelo lince ibérico quer sensibilizar para perigo de extinção

Uma maratona de 42 quilómetros, num caminho "desenhado" no habitat natural do lince ibérico, em Silves, é o desafio proposto às pessoas que quiserem correr em apoio ao felino com mais elevado risco de extinção.

Corrida pelo lince ibérico quer sensibilizar para perigo de extinção
Notícias ao Minuto

18:47 - 30/07/15 por Lusa

País Espécie

O 'I Trail do Lince', apresentado hoje no Complexo Desportivo do Jamor, resultou da intenção de juntar três fatores: desporto, natureza e sustentabilidade natural.

Um dos principais dinamizadores da iniciativa, Mário Figueiredo, embaixador do 'World Wide Fund For Nature', explicou que o objetivo é "unir as pessoas pela reintrodução do lince ibérico no seu habitat natural, contribuindo para a sua preservação".

"Queremos poder ajudar uma espécie que está num grave perigo de extinção e o património natural que está degradado. É uma forma de transmitir que a Natureza é um património que é de todos", acrescentou.

O percurso proposto para a prova é de 42 quilómetros, com a organização a garantir que se trata de um "trail simples e acessível a praticantes de corrida de todos os níveis".

"Achámos que seria interessante para os atletas terem a oportunidade de correr no habitat do lince ibérico e, por isso, o percurso atravessa zonas perto da água, mato e transição para diferentes tipos de vegetação", descreveu Bruno Rodrigues, representante do Algarve Trail Running.

A maior dificuldade do percurso, informou, ficará no primeiro terço da prova, com um desnível positivo acumulado de cerca de 1.200 metros.

Para o secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, a mensagem mais importante do encontro é "trabalhar ativamente para sensibilizar e educar" na proteção de espécies.

"A conservação da Natureza pode promover o desenvolvimento económico. Com base nas áreas protegidas podemos fazer 'trails', atividades na Natureza e conhecer produtos desses territórios", acrescentou o governante.

Na prova, a realizar-se a 12 de setembro, são esperadas cerca de 500 pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório