Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Coligação propõe que funcionários públicos trabalhem além dos 70 anos

O programa eleitoral apresentado hoje pela coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) propõe que os trabalhadores da função pública possam trabalhar, se o desejarem, para lá dos 70 anos, tal como acontece no setor privado.

Coligação propõe que funcionários públicos trabalhem além dos 70 anos
Notícias ao Minuto

21:35 - 29/07/15 por Lusa

País Eleições

A medida faz parte do programa eleitoral apresentado em Lisboa pelo líder do CDS, Paulo Portas, e pelo líder do PSD, Pedro Passos Coelho e insere-se num conjunto de medidas que têm como finalidade promover o envelhecimento ativo da população.

De forma a facilitar o prolongamento da vida laboral "de forma voluntária", a coligação Portugal à Frente propõe "equiparar o regime do sector privado, em que é permitido a quem o pretender, continuar a trabalhar depois dos 70 anos, ao sector público, onde esta possibilidade está totalmente vedada", lê-se no documento.

Para além desta medida, a coligação propõe ainda a criação de um regime de reforma a tempo parcial como forma a estimular o envelhecimento ativo e, assim, atenuar o impacto da entrada na reforma.

"Será criado um mecanismo que permita moldar o ritmo da reforma pela combinação de soluções de reforma parcial e de reforma gradual - por exemplo, 25%, 50% e 75% - introduzindo liberdade de escolha na esfera da decisão individual e coletiva e flexibilidade no mercado de trabalho", especifica-se no documento.

O Presidente da República marcou as legislativas para 04 de outubro e apelo a uma campanha eleitoral serena e com elevação, considerando que, no momento que Portugal atravessa, é essencial preservar "pontes de diálogo" entre os partidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório