Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Padre galego assaltado ficou 12 horas amarrado

Um grupo de assaltantes, constituído por dois cidadãos portugueses e dois espanhóis, atacou um padre galego na sua residência em Pazos de Borbén (Pontevedra). O pároco Jaime González Couñago, de 74 anos, ficou 12 horas atado de pés e mãos, enquanto os assaltantes usavam o seu cartão de crédito em compras, combustível e casas de alterne.

Padre galego assaltado ficou 12 horas amarrado
Notícias ao Minuto

07:55 - 04/02/13 por Notícias Ao Minuto

País Monção

Fontes ligadas à investigação revelam ao Diário de Notícias (DN) que na passada segunda-feira, pelas 22h30, um grupo de assaltantes (dois portugueses e dois espanhóis) entrou na casa paroquial da freguesia de Pazos de Borbén (a 50 quilómetros de Valença), depois de partir o vidro de uma das portas traseiras.

À chegada à residência, o padre Jaime González Couñago foi surpreendido pelos assaltantes que estavam encapuzados e munidos com pelo menos uma arma branca, que serviu para intimidar o pároco e exigir-lhe todo o seu ouro e dinheiro.

Jaime González Couñago conta ao jornal Voz da Galiza que antes de abandonarem a sua residência, os assaltantes ligaram a televisão e perguntaram-lhe que canal queria ver, sendo que um deles despediu-se mesmo com um beijo de boa noite.

Uma testemunha do processo, avança o DN, acrescenta que o padre “foi encontrado no chão da casa, doze horas depois, pela senhora da limpeza. Estava inconsciente pelo frio e terror que viveu”.

Depois do assalto, adianta Fonte da Guardia Civil, os quatro assaltantes fizeram vários levantamentos de dinheiro e pagamentos com o cartão de crédito roubado ao padre, entre os quais mais de 1800 euros em casas de alterne. Mas, foi este rasto transacções electrónicas, acrescenta o Jornal de Notícias (JN), que permitiu capturar o grupo.

Todos os elementos têm morada em Moção e três deles (dois espanhóis e uma mulher portuguesa) foram detidos na passada quinta-feira em Salvaterra de Magos. Mais tarde, no sábado, a GNR de Valença deteve o quarto elemento e alegado cabecilha do grupo, um português de 32 anos, em Monção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório