Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Jornal revela que Lula pediu favores a Passos Coelho para privatizações

Lula da Silva e Pedro Passos Coelho encontraram-se no ano passado, supostamente, para falar da situação económica mundial mas a conversa terá abrangido outros assuntos, de acordo com telegramas revelados pelo jornal O Globo.

Jornal revela que Lula pediu favores a Passos Coelho para privatizações
Notícias ao Minuto

16:27 - 19/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

Reporta o jornal brasileiro O Globo que existem telegramas trocados entre Brasília e a embaixada brasileira em Portugal que provam que Lula da Silva terá falado com Pedro Passos Coelho sobre o processo de privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF).

De acordo com a publicação, a intenção do antigo presidente brasileiro era fazer com que o primeiro-ministro português desse atenção aos interesses da construtora Odebrecht no processo.

Recorde-se que a Odebrecht é uma das maiores construtoras do Brasil, envolvida no processo Java Lato e cujo presidente, Marcelo Odebrecht, se encontra detido.

“Repercutiu positivamente nos média a recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à RTP no dia 27/04 último, no sentido de que o Brasil deve se engajar mais ativamente na aquisição de estatais portuguesas. O ex-presidente também reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro”, escreve um dos telegramas, pela mão do embaixador brasileiro em Lisboa, Mário Vilalma.

Esta conversa terá tido lugar a 24 de abril de 2014, em privado, sendo que a informação oficial sobre o encontro dizia que Lula e Passos falaram “apenas da situação económica mundial e da Copa no Brasil”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório