Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Vítor Gaspar sabia mais do que os docentes. Era marrão"

Quem o diz é a antiga colega de turma da faculdade do ex-ministro das Finanças, Isabel Jonet.

"Vítor Gaspar sabia mais do que os docentes. Era marrão"
Notícias ao Minuto

08:41 - 17/07/15 por Notícias Ao Minuto

País Isabel Jonet

A presidente do Banco Alimentar Contra a Fome licenciou-se em Economia na Universidade Católica.

Na época foi aluna de Aníbal Cavaco Silva e colega de Vítor Gaspar. Sobre o primeiro, Isabel Jonet diz ao Diário Económico que “era professor de Finanças Públicas e era muito reservado”. “Não havia muito contacto com os alunos”. Sobre o segundo garante que era um “marrão”.

“[Vítor Gaspar] era o ‘marrão’ da turma. ‘Marrão’ na aceção de bom aluno e estudioso. Dava-me lindamente com ele. Já nessa altura [Vítor Gaspar] sabia mais do que os professores e corrigia-os”, recorda.

Ainda sobre o ex-ministro das Finanças, Isabel Jonet descreve-o como uma “pessoa séria” que “defendia tudo com convicção”.

“Ele não faz nada sem ser profundamente refletido, é das pessoas mais competitivas que conheci, não gosta de perder nem a feijões”, revela em entrevista ao Diário Económico.

Relativamente à crise dos últimos anos que levou à implementação de duras medidas de austeridade, Isabel Jonet diz “compreender” as opções que foram tomadas pelo Executivo.

“Compreendo e compreendo também o peso enorme que teve para as famílias, mas penso que o resultado está à vista e pergunto se haveria alternativa”, afirma.

Nesta senda, a presidente do Banco Alimentar contra a Fome defende que “não podemos aliviar demasiado, nem prometer demasiado” e que é “essencial manter o realismo sem expectativas demasiado positivas”.

Em jeito de conclusão, Isabel Jonet diz que a culpa de Portugal ser um país pobre é “de nós todos” porque “não temos dimensão de mercado (…) e vamos buscar essa dimensão lá fora”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório