Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Vila do Bispo vence prémio Município do Ano Portugal 2015

O concelho de Vila do Bispo, com o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres, foi hoje o vencedor nacional dos prémios Município do Ano Portugal 2015, que reconhece as boas práticas do poder local.

Vila do Bispo vence prémio Município do Ano Portugal 2015
Notícias ao Minuto

21:00 - 09/07/15 por Lusa

País Concelho

A entrega dos prémios Município do Ano Portugal 2015 - uma organização da plataforma UM-Cidades, sediada na Universidade do Minho -- decorreu hoje em Braga, tendo sido distinguidos nove municípios nas categorias regionais e Vila do Bispo recebido o galardão de vencedor nacional, para além ter vencido na região do Algarve.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do júri, o vice-reitor da Universidade do Minho, José Mendes, afirmou que a organização está "satisfeitíssima" com esta segunda edição do prémio, destacando que este ano foram 80 os municípios a apresentar candidaturas.

"Há excelência do poder local por todo o país porque há projetos de muita qualidade e que hoje são muito orientados para realidades mais imateriais. Longe vão os tempos em que os autarcas se afirmavam pelas obras e pelas infraestruturas", destacou.

Na opinião de José Mendes "há uma capacidade de reinvenção do poder local e da forma de exercício do poder local que é muito interessante" e qualidade das candidaturas apresentadas comprova isso mesmo.

Depois de 80 candidaturas, o júri nomeou 36 projetos e o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres foi o projeto com o qual o concelho de Vila do Bispo venceu o prémio na categoria nacional e regional, enquanto na região Norte o galardão foi para Braga, com o InvestBraga, E.M. -- Agência para a Dinamização Económica e na região Norte com menos de 20 mil habitantes foi a Escola de Rock de Paredes de Coura.

Já no Centro foi o concelho de Águeda, com o AgitÁgueda, a vencer, e na mesma região, mas na categoria dos municípios com menos de 20 mil habitantes foi o concelho da Lousã, com o Cerdeira Village, a arrecadar a distinção.

O Observatório do Sobreiro e da Cortiça deu o galardão a Coruche na Região Alentejo, enquanto o programa Jovem Autarca, de Santa Maria da Feira, foi o vencedor da Área Metropolitana do Porto.

Na Área Metropolitana de Lisboa o júri premiou Sintra pela aposta no Conselho Estratégico - Instrumento de Melhor Governo Municipal e na categoria das Regiões Autónomas foi escolhida a iniciativa Ribeira Grande: Portas de Entrada para a Natureza do Vulcão do Fogo.

A entrega dos prémios é apenas uma das facetas desta iniciativa, uma vez que a organização promoverá depois uma conferência, na qual os municípios vencedores apresentam de forma muito detalhada os seus projetos, na "lógica da partilha do conhecimento".

Segundo José Mendes, o prémio anual veio para ficar porque "há matéria-prima e projetos de qualidade a decorrem nos municípios e há vontade de partilhar essas experiências".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório