Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Festas de Vila Flor sob chuva de críticas após vídeo de gato a arder

O vídeo de um gato a arder naquilo que é descrito como uma “tradição portuguesa” nas festas de São João da freguesia de Mourão, Vila Flor, causou uma onda de indignação nas redes sociais.

Festas de Vila Flor sob chuva de críticas após vídeo de gato a arder
Notícias ao Minuto

23:07 - 25/06/15 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

A Associação Midas denunciou hoje, através do seu perfil de Facebook, um caso que está a causar indignação generalizada nas redes sociais e que já chegou a alguns meios de comunicação.

Trata-se de um ritual chamado ‘Queima do Gato’ que é levado a cabo no âmbito das festas de São João, na freguesia de Mourão, em Vila Flor.

O vídeo tem a duração de cerca de 5 minutos e mostra um gato colocado dentro de um recipiente de barro e levantado a alguns metros de altura, num poste. O poste vai sendo queimado até que o recipiente cai, sendo que o animal é atingido pelas chamas.

De acordo com o relatado pela mesma associação, o animal mostra sinais de sofrimento, envolto em chamas após o quebrar do recipiente em barro.

“A Queima do gato é uma festa tradicional portuguesa que tem lugar no Mourão (Vila Flor) durante a época das festas de São João”, estaria escrito na legenda do vídeo.

A filmagem foi publicada no YouTube pelo Grupo de Danças e Cantares de Vila Flor mas entretanto foi removida.

“A este tipo de festa assistem sempre crianças”, diz a mesma associação, que pede a ação das autoridades para agir em conformidade com a lei.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório