Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Concurso distingue ideias de negócio de alunos de escolas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) promove, na sexta-feira, em Coimbra, o "Concurso Regional de Ideias de Negócio '15 nas escolas", que vai eleger o "Aluno Empreendedor 2015", foi hoje anunciado.

Concurso distingue ideias de negócio de alunos de escolas
Notícias ao Minuto

11:33 - 25/06/15 por Lusa

País CCDRC

Estão a concurso seis ideias de negócio das regiões de Aveiro, Coimbra, Leiria, Médio Tejo, Oeste e Viseu Dão Lafões.

Aveiro apresenta a proposta "GCO - Garbage collect optimizer", um projeto que tem como objetivo criar um mecanismo de gestão e organização na recolha do lixo gerado pela população.

Coimbra concorre com o projeto "Friendcap", que consiste num chapéu com sensores, que "será uma mais-valia para cegos e amblíopes, pois permite-lhes ter consciência, através de uma vibração, dos mais variados obstáculos que poderão encontrar ao nível da cabeça e deste modo protegê-los dos mesmos".

"Urban Box - cacifos urbanos", é a proposta dos alunos representantes da CIM de Leiria. "Esta ideia de negócio corresponde a uma peça de mobiliário urbano com cacifos, de modo a disponibilizar aos cidadãos uma forma de guardar os seus pertences e/ou bicicleta num sítio prático e seguro, por um determinado período de tempo", é referido.

A CIM do Médio Tejo concorre com o projeto "Fertalcume: uma ideia, uma inovação", destinado a explorar o aproveitamento, como fertilizante, de um resíduo não curtido da indústria dos curtumes (as raspas verdes).

A região do Oeste apresenta-se a concurso com a ideia de negócio "Lagoa Azul - Parque de Diversões", que propõe um parque de diversões aquático para a lagoa de Óbidos.

Por fim, os alunos da CIM de Viseu Dão Lafões concorrem com a ideia de negócio "Safe House", que consta de dois dispositivos (um portátil e outro fixo) detetores de monóxido de carbono e de gás butano/propano, para instalação nas casas.

O prémio à proposta vencedora será entregue na sexta-feira, pelas 17:00, no auditório da CCDRC, em Coimbra, pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida.

Segundo a CCDRC, durante o ano letivo 2014/2015, várias escolas básicas, secundárias e profissionais, impulsionadas pelo Programa Mais Centro, promoveram ações de sensibilização para o empreendedorismo, junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores.

As ações culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio e posteriormente nos concursos intermunicipais, com a forte colaboração das Comunidades Intermunicipais (CIM), é referido.

O objetivo do concurso é "sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo, promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem", adianta a CCDRC em comunicado hoje divulgado.

Na escolha do "Aluno Empreendedor 2015", o júri terá em consideração o grau de inovação, a exequibilidade, o impacte para o território, a estruturação e o desenvolvimento de cada ideia de negócio apresentada, explica a fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório