Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 7º MÁX 14º

Celebrar Dia de Portugal é celebrar Pátria da comunidade lusófona

Cidade da Praia, 10 jun (Lusa) - O primeiro-ministro de Cabo Verde considerou hoje que celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é também comemorar a Pátria da comunidade lusófona.

Celebrar Dia de Portugal é celebrar Pátria da comunidade lusófona

Em declarações à agência Lusa, José Maria Neves, que indicou ter já enviado uma mensagem de felicitações ao seu homólogo português, Pedro Passos Coelho, salientou que o "10 de junho" tem permitido uma ligação "umbilical" entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e que, como tal, a celebração é de todos.

"É um dia fundamental para Portugal, mas também para toda a comunidade lusófona. Se considerarmos que a língua é a nossa Pátria, e se considerarmos que Camões foi um grande cultor da Língua Portuguesa, podemos dizer que a '10 de junho' estamos também a comemorar a nossa Pátria", sustentou.

"Se considerarmos a ligação quase que umbilical entre as comunidades portuguesas e cabo-verdianas, nos Estados Unidos ou na Europa, podemos dizer, também um pouco, que hoje é o dia das nossas comunidades", acrescentou.

Nesse sentido, José Maria Neves sublinhou ainda que, salvaguardando as devidas proporções, "vale a pena" comemorar também o "10 de junho" como um dia importante para a pátria de língua portuguesa e para as comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo.

"Espero que este dia sirva para projetar o novo Portugal do século XXI e que esta grande nação europeia, a que estamos indissoluvelmente ligados, continue a afirmar-se na arena internacional como um grande pais", concluiu.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório