Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Concurso de cozinha comemora Dia de Portugal para valorizar produtos nacionais

A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) comemora o Dia de Portugal, 10 de Junho, com um concurso de cozinha na Feira Nacional de Agricultura de Santarém (FNAS) para valorizar os produtos nacionais e a gastronomia tradicional.

Concurso de cozinha comemora Dia de Portugal para valorizar produtos nacionais
Notícias ao Minuto

13:01 - 05/06/15 por Lusa

País CAP

O concurso "Troféu Portugal Sou Eu" vai ter em competição, na terça e na quarta-feira, na FNAS, cinco profissionais de cozinha "com provas dadas no panorama português, nomes já reconhecidos e vencedores de outros concursos nacionais", afirmou à agência Lusa o responsável pela organização, Paulo Amado.

António Loureiro, Henrique Mouro, Igor Martinho, Louis Anjos e Rui Martins vão protagonizar as provas do concurso, cozinhando com a presença do público, durante quatro horas, com o objetivo de "criar e interpretar alguns dos elementos base da gastronomia nacional".

"Um cozinheiro que trabalha os produtos de Portugal, para ser merecedor deste prémio, tem que ter a capacidade e a versatilidade de trabalhar as diferentes categorias", disse o organizador do concurso, acrescentando que os participantes têm que fazer um petisco, uma sopa, um prato de cozinha regional e um prato de cozinha contemporânea.

Segundo Paulo Amado, este "será o maior concurso de cozinha para profissionais até agora feito" a nível nacional, considerando ser "inédito na medida em que obriga, exclusivamente, ao uso de produtos do programa 'Portugal Sou Eu', iniciativa do Governo".

Lançado em dezembro de 2012, o "Portugal Sou Eu" é um programa de 'marketing' coletivo do Governo português destinado a melhorar a competitividade das empresas portuguesas e a contribuir para o crescimento económico do país.

A cerimónia de entrega de prémios acontecerá no final do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, consagrando um dos profissionais de cozinha como o vencedor do "Troféu Portugal Sou Eu". Receberá ainda um prémio monetário de três mil euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório