Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

PS/Portalegre critica ação da PSP com crianças

A concelhia de Portalegre do PS condenou hoje a ação realizada pela PSP da cidade, envolvendo crianças a simular um confronto policial, e acusou a câmara municipal de "insensibilidade" ao promover este tipo de atividades.

PS/Portalegre critica ação da PSP com crianças
Notícias ao Minuto

13:43 - 03/06/15 por Lusa

País Dia da Criança

Em causa está uma imagem publicada na página da Internet da Câmara de Portalegre sobre uma atividade desenvolvida pela PSP no Dia Mundial da Criança, na segunda-feira, em que se viam dois grupos de crianças a simular um confronto policial, estando umas com capacetes e escudos protetores e as outras a atirarem bolas de papel, simulando objetos.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, os socialistas classificam de "aberrante" a ação e lançam críticas ao executivo municipal, de maioria independente, promotor das atividades realizadas no Dia Mundial da Criança, em parceria com diversas entidades, entre as quais a PSP.

Este tipo de ações, segundo o PS, "é algo que, com toda a certeza, não fará parte das melhores práticas lúdicas e educativas que visam assinalar uma data, que comemora direitos humanos devidamente consolidados na nossa sociedade".

"Tal insensibilidade é bem demonstrativa da total falta de coordenação e planeamento, que é característica de qualquer organização protagonizada pelo município de Portalegre", lê-se no comunicado dos socialistas.

Questionada na terça-feira pelos jornalistas, a presidente do município de Portalegre, Adelaide Teixeira, desvalorizou a situação, considerando que a ação da PSP teve um "objetivo pedagógico".

Também na terça-feira, a Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que vai "rever, no imediato, o contacto das crianças com os equipamentos policiais", em iniciativas como as que decorreram em Portalegre, no âmbito do Dia Mundial da Criança, que originaram críticas dos pais.

Na sequência da divulgação noticiosa do caso, que a PSP considera que "não tem correspondência com a realidade", e de a Associação de Pais do Agrupamento de Escolas do Bonfim, em Portalegre, ter considerado "não muito feliz", a força de segurança veio anunciar mudanças no contacto com as crianças.

Em comunicado, "a PSP lamenta o significado que foi atribuído a um mero e redutor 'flash' fotográfico, de uma atividade que traduziu uma brincadeira entre crianças num contexto de interação, que, explicado por adultos responsáveis, desmistificará qualquer significação pejorativa que lhe possa ser atribuída, particularmente se descontextualizada do enquadramento da atividade que era desenvolvida".

"Não, obstante, no contexto dos vários programas de proximidade e interação com a comunidade escolar, a PSP irá rever no imediato, o contacto das crianças com os equipamentos policiais", acrescenta o comunicado.

A PSP afirma que, na situação em causa, que caracteriza como "simulação/brincadeira", num contexto de criação de "cenários através dos quais se procura transmitir aos alunos comportamentos civicamente adequados", não houve nem se incentivou "qualquer ação de conflitualidade ou violência, nem se procurou reproduzir qualquer ação policial operacional", acrescentando que, entre familiares, professores e outras pessoas presentes na atividade, não houve qualquer manifestação de "desagrado, insatisfação ou reprovação".

A imagem em causa, retirada ainda na terça-feira da página da Internet da autarquia, gerou nas redes sociais vários comentários por parte dos utilizadores, que condenaram a ação realizada pela PSP junto das crianças.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório