Procurar

Sentenças por despedir grávidas ficam sem registo

As empresas que são condenadas por despedimentos ilegais de grávidas deveriam perder os subsídios públicos, através do registo dessas sentenças na Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE). A Comissão, no entanto, não recebe quaisquer registos.

Notícias ao Minuto
Notícias Ao Minuto
01/06/2015 08:01 ‧ há 10 anos por Notícias Ao Minuto

País

CITE

O Código de Trabalho prevê que as sentenças relativas à igualdade e não descriminação devem ser comunicadas pelos juízes à Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) mas este órgão não tem recebido queixas, avança o Jornal de Negócios.

Sendo que vão sendo reportados casos de mulheres que são despedidas ou coagidas a assinar documentos de rescisão por acordo mútuo por estarem grávidas ou em licença de maternidade, o Negócios adianta que ou as condenações não acontecem ou não são reportadas à CITE, como está previsto na lei.

“Os tribunais não têm feito chegar à CITE decisões sobre a matéria. Pode ter havido sentenças/acórdãos mas que, a existirem, não têm sido remetidos à CITE”, afirmou a presidente do órgão, Joana Gíria, à mesma publicação.

Sandra Ribeiro esteve à frente da Comissão durante quatro anos e diz a mesma coisa: “Não tenho ideia de ter chegado qualquer comunicação de decisão judicial [durante esses quatro anos]. Creio que existem duas ou três comunicadas em datas anteriores”, referiu.

Recorde-se que uma proposta da maioria apoiada por todos os partidos prevê que as empresas condenadas por despedimento ilegal de grávidas percam subsídios públicos, através dos registos da CITE.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10