Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Árvore dá chuchas na Quinta Pedagógica em Lisboa

A Leonor, de 3 anos, foi aplaudida pela sua turma de um colégio de Carnaxide ao largar a chupeta, ao lado de dezenas de outras, que 'vivem' numa oliveira da Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa.

Árvore dá chuchas na Quinta Pedagógica em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:07 - 31/05/15 por Lusa

País Dia da Criança

Apenas acenando um sim com a cabeça, a menina confirmou ter deixado de usar a sua chucha, que, assim, se tornou na mais recente 'residente' de uma árvore que surgiu no Dia Mundial da Criança, em 2009.

"Esta é uma árvore que dá frutos coloridos durante todo o ano, ao contrário das outras árvores de fruto da quinta", brincou Maria do Rosário Vidal, uma das responsáveis do local, para descrever o projeto, único no país, à agência Lusa.

A ideia foi importada da Noruega, onde as chuchas são penduradas em árvores de jardins públicos e acompanhadas por cartas de despedida, numa "espécie de ritual de passagem", contou.

Tanto na Noruega, como nos Olivais, os meninos podem "ir vê-las quando quiserem e quando têm saudades", explicou a responsável pelas relações públicas do local.

"É muito comum ver aqui meninos com a escola ou com a família que vêm olhar para a árvore e descobrem a sua chucha. E não é assim tão raro a professora ou a educadora estar distraída e o menino sacar a chucha e enfiá-la na boca, tal e qual ela está aqui", ou seja, muitas vezes roídas e com impurezas.

Não se sabe quem foram os primeiros meninos a 'plantar' chuchas e muitas das histórias apenas chegam pela rede social Facebook, nomeadamente o quanto custou à criança separar-se da sua chupeta.

Há poucos dias, Maria do Rosário leu o relato de uma mãe de gémeos falsos, contando que a menina estava a fazer uma "grande birra", enquanto o irmão anunciava que seria ele que "iria pendurar primeiro" a chucha na árvore, ou seja um local que parece ajudar à separação.

Pela Quinta Pedagógica dos Olivais esta deverá ser a única árvore das chuchas, até porque se for "generalizada, tem menos graça".

"Nós não queremos um pomar de árvores de chuchas. Queremos uma árvore de chuchas que seja importante para os meninos e para os pais", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório