Lista VIP: Ilibados funcionários que viram dados de Passos

Um relatório da Inspeção-Geral de Finanças ontem divulgava culpabilizava os dirigentes do Fisco mas ilibava o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Notícia

© Dinheiro Vivo

Notícias ao Minuto
27/05/2015 19:21 ‧ 27/05/2015 por Notícias ao Minuto

País

Autoridade Tributária

Os processos movidos a funcionários acusados de violar o sigilo fiscal de Passos Coelho estão a ser arquivados ou até a ser concluídos apenas com repreensões escritas, revela a revista Visão na sua edição online.

Recorde-se que, o caso em torno da Lista VIP ganhou relevo após o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) ter dado conta da ‘montanha’ de processos que estava a ser criada, tendo como visados funcionários da Autoridade Tributária, acusados de aceder indevidamente a dados de contribuintes que integravam a denominada Lista VIP.

O nome do primeiro-ministro, Passos Coelho, seria um dos que figurava nessa lista, bem como o de Paulo Portas e até da antiga ministra Manuela Ferreira Leite.

Agora, os resultados dos processos movidos está a dar origem a vários arquivamentos e repreensões por escrito, acompanhadas de pena suspensa, adianta a revista Visão.

A mesma publicação refere que, por outro lado, há novas consultas a dados fiscais sob investigação. Em causa estão acessos a dados de Passos Coelho, mas também de José Sócrates e Carlos Santos Silva, ambos arguidos na Operação Marquês.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas