Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Enfarte aumenta risco de perda auditiva em 80%

Os idosos são o grupo etário de mais risco relativamente aos efeitos colaterais de enfartes.

Enfarte aumenta risco de perda auditiva em 80%
Notícias ao Minuto

13:09 - 21/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Idosos

Os idosos com histórico de enfartes têm mais 80% de hipóteses de ter problemas auditivos. Esta revelação foi feita pela Associação Americana do Coração após terem sido analisadas mais de 1.600 pessoas entre os 52 e os 97 anos.

Para Pedro Paiva, audiologista da MiniSom, “a relação entre estes dois problemas de saúde [enfarte e perda auditiva] já era expectável, uma vez que o aumento da idade e o estilo de vida já representam, por si só, condições propícias ao aparecimento de ambos. É de conhecimento geral que o avanço da idade potencia o risco de aparecimento de perda auditiva e de ocorrência de um acidente vascular cerebral, e que a condição física bem como o estilo de vida de cada pessoa influencia diretamente a sua saúde auditiva”.

“As conclusões deste estudo servem para alertar a população, em especial a mais idosa, para a necessidade de realizar exames de rotina regulares, avaliar frequentemente o estado da audição, e optar por um estilo de vida saudável que se traduza num envelhecimento ativo”, alerta o especialista.

Num comunicado enviado às redações, a MiniSom revela ainda que as pessoas que praticam exercício físico, quando comparadas com as mais sedentárias, têm menos 32% de risco de sofrerem de perda auditiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório