Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Portugueses aliciados no Facebook a ir para a Ucrânia

Grupos de extrema-direita seguidos de perto pelas autoridades contam com cerca de 500 simpatizantes em Portugal.

Portugueses aliciados no Facebook a ir para a Ucrânia
Notícias ao Minuto

09:48 - 16/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Extrema-direita

As autoridades portuguesas estão, desde meados de 2014, de olho em grupos de extrema-direita com representação em Portugal que aliciam jovens a partir para o conflito na Ucrânia.

As milícias nacionalistas de Kiev centram a sua ação no Facebook e contam já com 500 simpatizantes no país, de acordo com o Expresso.

A ação é levada a cabo pelo Sector Direito (Pravyi Sektor) e pelo Batalhão Azov, que nos últimos anos tem recrutado combatentes em países como Espanha, Suécia, França, Polonia e Itália.

Na página no Facebook deste último grupo, podem ler-se todos os passos que devem seguir os interessados em partir para a Ucrânia a fim de se juntar ao conflito que opõe separatistas pró-Rússa ao exército de Kiev. E são ainda disponibilizados os dados da conta bancária para que se façam donativos.

Ao Expresso, um dos responsáveis pela investigação que decorrem em Portugal explicou que ainda não há “dados que confirmem que já foram recrutados portugueses, mas está tudo em aberto. É natural que surjam voluntários”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório