Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Últimos linces da 1.ª fase de reintrodução da espécie libertados hoje

Os últimos dois de dez linces ibéricos abrangidos pela primeira fase de reintrodução da espécie em Portugal são hoje libertados no Parque Natural do Vale do Guadiana, no concelho alentejano de Mértola.

Últimos linces da 1.ª fase de reintrodução da espécie libertados hoje
Notícias ao Minuto

06:19 - 14/05/15 por Lusa

País Mértola

A libertação dos animais está marcada para as 15:30 e vai contar com a participação do ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

Segundo o ministério do Ambiente, os dois linces machos, "Luso" e "Lítio", são os últimos de dez felinos abrangidos pela primeira fase da época de reintrodução da espécie em Portugal, que começou a 16 de dezembro de 2014 no Parque Natural do Vale do Guadiana, no distrito de Beja.

Após a libertação dos animais, será apresentado o novo Plano de Ação para a Conservação do Lince Ibérico em Portugal (PACLIP).

No âmbito da primeira fase de reintrodução da espécie em Portugal, já foram libertados, no Parque Natural do Vale do Guadiana, oito animais, mas só sete estão vivos, já que, em março, houve uma "baixa", após a fêmea "Kayakweru", que tinha sido libertada em fevereiro, ter sido encontrada morta, por envenenamento.

O lince ibérico tinha praticamente desaparecido do território português na década de 90, tendo sido considerado uma espécie "criticamente em perigo".

O animal é um símbolo da conservação dos ecossistemas mediterrânicos e uma espécie única, endémica de Portugal e de Espanha, classificada, pela União Internacional para a Conservação da Natureza, como o felino mais ameaçado do mundo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório