Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Investigadora desenvolveu método de deteção do cancro oral

Uma jovem investigadora de Castelo de Paiva desenvolveu um novo método de diagnóstico do cancro oral, a partir da colheita de células, inovação que já recebeu dois prémios e está a ser avaliada pelo INFARMED para comercialização.

Investigadora desenvolveu método de deteção do cancro oral
Notícias ao Minuto

11:26 - 13/05/15 por Lusa

País Castelo de Paiva

Paula Melo, de 29 anos, explicou à Lusa que o método, designado "Blue Stain", permite aos médicos-dentistas um diagnóstico precoce quase imediato, avaliando se determinada lesão tem risco de evoluir para cancro.

A investigadora licenciada em anatomia patológica e a fazer o doutoramento em patologia e genética molecular na Universidade do Porto frisou que a nova técnica é muito menos invasiva e mais rápida para os doentes do que os métodos atuais baseados em biópsias.

"Além da rapidez não é necessário pessoal técnico para processar a amostra", explicou.

O desenvolvimento tecnológico foi premiado em 2014 pela Associação Nacional de Jovens Empresários. Mais recentemente, foi distinguido, em Coimbra, com o prémio "Arrisca C", de 22.500 euros, um concurso que reconhece os projetos inovadores na perspetiva de negócio.

Para Paula Melo, os dois prémios são o corolário do trabalho que tem desenvolvido em colaboração com o médico-dentista Fernando Ferreira.

"É a prova de que se trata de um projeto credível e que tem despertado grande interesse da comunidade científica", comentou à Lusa.

Se a avaliação do Blue Stain foi positiva por parte do INFARMED, a investigadora espera que o dispositivo médico possa ser colocado, em breve, nos mercados nacional e internacional.

Acrescentou que o método tem despertado grande interesse na comunidade científica, com um investimento de investigadores privados, já concretizado, superior a 200.000 euros.

O facto de ser natural de Castelo de Paiva constitui para a jovem um fator acrescido de motivação, para quem, frisou, apesar de estar num pequeno concelho do interior, é possível "mostrar capacidade e dinamismo" junto da comunidade científica.

"Perceber que o meu trabalho tem sido motivo de consideração pela comunidade científica deixa-me obviamente satisfeita e dá-me uma responsabilidade acrescida", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório