Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Conferência Episcopal solidária com famílias de peregrinos atropelados

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) expressou hoje solidariedade às famílias dos peregrinos que morreram atropelados em Cernache, Coimbra, quando se deslocavam a pé para o Santuário de Fátima.

Conferência Episcopal solidária com famílias de peregrinos atropelados
Notícias ao Minuto

15:53 - 12/05/15 por Lusa

País CEP

No final da reunião do conselho permanente da CEP, que se realizou em Fátima, no distrito de Santarém, o porta-voz da instituição, padre Manuel Barbosa, afirmou que os bispos abordaram "a situação de tantos peregrinos" que vão a pé para o santuário, "numa peregrinação de fé".

A CEP manifesta "comunhão orante com aqueles que faleceram num brutal acidente" e "a solidariedade para com as famílias dessas pessoas", adiantou Manuel Barbosa, que elogiou "o papel do Santuário de Fátima, dos seus serviços, em coordenação com as autarquias", para "melhorar os caminhos dos peregrinos para Fátima".

Um acidente, ocorrido às 04:00 do dia 02 de maio, no itinerário complementar 2, em Cernache, Coimbra, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após o automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua, no distrito de Viseu, com destino a Fátima.

O carro atropelou os peregrinos numa zona de bermas estreitas e onde o trânsito automóvel está reduzido a duas vias devido à criação de uma faixa de segurança para possibilitar a circulação de peregrinos.

Confrontado com o facto de muitos peregrinos continuarem a utilizar as vias com mais trânsito e se não falta sensibilização para que os fiéis optem por outros percursos, o porta-voz da CEP referiu a necessidade de serem delimitados caminhos e que "os peregrinos sejam bem informados, sejam bem conduzidos para aproveitarem" essas alternativas, ao invés de outros que "não têm tanta segurança".

Em abril, o santuário anunciou que foi dado a conhecer o estudo do traçado entre Porto e Fátima numa reunião onde estiveram diversas entidades, nomeadamente as que, no terreno, acompanham os peregrinos na sua caminhada.

"A proposta de traçado oficial (...) foi pensada entre Gaia e Fátima, por ser o troço que congrega o maior número de peregrinos", esclareceu a instituição, assinalando que objetivo é "melhorar as condições de peregrinação a pé até ao Santuário de Fátima, em termos de segurança, conforto e apoio".

Há vários anos, o Centro Nacional de Cultura (CNC) implementou os Caminhos de Fátima, "com o objetivo de sinalizar caminhos para peregrinos que a pé se dirigem a Fátima, evitando as estradas de grande tráfego automóvel em favor de caminhos de terra ou, se estes não estiverem acessíveis, pequenas estradas rurais".

Segundo a página na Internet do CNC, estão sinalizados quatro caminhos, Tejo, Norte, Nazaré e Mar. Quem marca e mantém estes percursos é a Associação dos Amigos dos Caminhos de Fátima.

O santuário prevê que para a peregrinação internacional de maio, que hoje começa, cerca de 35 mil fiéis cheguem a Fátima a pé.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório