Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Aprovada continuação em cinco projetos militares da Agência Europeia

O Ministério da Defesa aprovou a continuação da participação portuguesa em cinco projetos tecnológico/militares da Agência Europeia de Defesa, ligados ao desenvolvimento de baterias ou de materiais ultraleves, segundo os despachos publicados hoje em Diário da República.

Aprovada continuação em cinco projetos militares da Agência Europeia
Notícias ao Minuto

19:10 - 11/05/15 por Lusa

País Ministério da Defesa

Os cinco despachos autorizam a nova direção-geral de Recursos da Defesa Nacional, que resulta da agregação das direções-gerais de património, pessoal e de armamento, a continuar as negociações para o desenvolvimento destes projetos cooperativos internacionais no âmbito da Agência Europeia de Defesa (EDA, sigla em inglês).

Entre os principais projetos estão o "Submarine Application for the Management of a Battery System", que consiste no desenvolvimento de "um sistema de gestão de baterias para acumuladores de tecnologia de iões de lítio, a ser usado em submarinos convencionais, substituindo as atuais baterias de ácido de chumbo".

Um dos despachos assinados pelo ministro José Pedro Aguiar-Branco refere que programa de baterias permitirá "melhorar a performance" dos submarinos, "reduzir custos de manutenção ao longo do ciclo de vida da plataforma e garantir todos os aspetos de segurança decorrentes do seu uso".

Já o "Lightweight Constructions for Armoured Multi-purpose Vehicles" é um projeto internacional da EDA que visa estudar e investigar "oportunidades e desafios na construção de veículos blindados com recurso a materiais ultraleves e o desenho de estruturas mais eficientes na dissipação de energia resultante de impactos balísticos ou explosões".

Os restantes programas abrangem comunicações militares ("Cognitive Radio for Dynamic Spectrum Management" e "Unnamed Maritime Systems"), proteção nuclear e biológica ("Joint Investment Programme on Chemical, Biological, Radiological and Nuclear Protection"), materiais inertes e equipamento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório