Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Viagens e lazer lideram intenções de compra dos portugueses

Um estudo recente do Observador Cetelem revela que as intenções de compra dos portugueses aumentaram. A liderar este ranking estão os gastos em viagens e lazer.

Viagens e lazer lideram intenções de compra dos portugueses
Notícias ao Minuto

15:14 - 11/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Cetelem

Cerca de 41% dos portugueses tencionam fazer gastos em viagens e lazer nos próximos meses, substancialmente mais do que em 2014 (32%). Os produtos eletrodomésticos (33%) e os trabalhos de construção/renovação (30%) surgem em segundo e terceiro lugar no ranking de intenções de consumo para 2015. Estas são conclusões do estudo do Observador Cetelem, que analisou as tendências de compra na Europa para os próximos meses.

“Paradoxalmente, apesar das limitações do poder de compra, as viagens e o lazer mantêm-se na liderança das despesas dos consumidores, o que indica uma necessidade de fuga à situação socioeconómica e à vida quotidiana”, explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem.

O estudo revela também que, em Portugal, as intenções de compra aumentaram em praticamente todas as categorias. Os smartphones e os tablets ocupam um lugar de destaque na lista de intenções de compra dos consumidores para os próximos meses. Cerca de 26% dos portugueses admitem vir a comprar um smartphone este ano e 19% tencionam adquirir um tablet. Em 2014 eram apenas 19% e 15%, respetivamente.

À semelhança do que se verifica em Portugal, também no resto da Europa as intenções de adquirir viagens aumenta em relação ao ano passado (de 49% para 54%). Assim, a maioria dos europeus coloca as viagens e o lazer no topo do ranking das intenções de compra, com exceção dos polacos e dos checos, onde essa categoria de compra surge na segunda posição. Os trabalhos de construção/renovação do lar (37%) e os produtos eletrodomésticos (36%) surgem em segundo e terceiro lugar no ranking das intenções de compra.

Para este estudo foram inquiridos 8.719 europeus (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 4 de novembro e 2 de dezembro de 2014 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório