Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Adiadas alegações finais do caso de Manuel 'Palito'

As alegações finais do caso do presumível homicida de S. João da Pesqueira foram hoje adiadas devido à falta de avaliação dos danos com que terão ficado a sua ex-mulher e a filha.

Adiadas alegações finais do caso de Manuel 'Palito'
Notícias ao Minuto

14:29 - 11/05/15 por Lusa

País S. João da Pesqueira

Manuel Baltazar, conhecido por "Palito", está acusado de ter disparado uma arma tipo caçadeira contra a filha e a ex-mulher (Sónia Baltazar e Maria Angelina Baltazar, que ficaram feridas) e duas familiares desta (a tia e a mãe, Elisa Barros e Maria Lina Silva, que morreram), em Valongo dos Azeites, a 17 de abril de 2014.

Para hoje de manhã estavam marcadas as alegações finais, mas o Tribunal de Viseu não dispunha ainda do relatório médico final relativo a Sónia Baltazar e, apesar de o de Maria Angelina Baltazar estar já concluído, não havia a indicação do seu grau de défice funcional permanente de integridade físico-psíquica.

Segundo a presidente do coletivo de juízes, estes dados são precisos para os pedidos cíveis.

Por videoconferência, foi ouvido um perito do Gabinete Médico-Legal de Vila Real, Manuel Oliveira, a quem a presidente do coletivo de juízes perguntou se Maria Angelina ficou ou não com alguma sequela.

Manuel Oliveira disse que, para poder dar essa resposta, o tribunal teria de pedir uma avaliação de danos para efeito de direito cível ao estado de Maria Angelina.

No que respeita a Sónia, como ainda não lhe foi dada alta e tem uma consulta de ortopedia marcada para o dia 29, em Coimbra, o perito sugeriu que o tribunal pedisse ao hospital que fosse feito um relatório preliminar antes dessa data, porque não pode "inventar dados".

Para a avaliação de uma eventual incapacidade de Sónia, terá também de ser pedida uma avaliação para efeito de direito cível, tal como no caso de Maria Angelina, acrescentou.

A sessão foi suspensa por uns minutos para Manuel Oliveira ver qual a possibilidade de o Gabinete Médico-Legal fazer as avaliações às duas mulheres o mais rápido possível, tendo conseguido marcar para o dia 25. O perito comprometeu-se também a fazer contactos no sentido de agilizar o processo relativo ao relatório preliminar de Sónia.

Assim sendo, as alegações finais foram marcadas para a tarde de 01 de junho.

Segundo a acusação, Manuel Baltazar disparou contra as quatro mulheres quando elas se encontravam a fazer bolos para a Páscoa. O primeiro disparo foi contra Elisa Barros, na região torácica e abdominal, e Sónia, que estava perto, também foi atingida numa mão.

Depois, ao avistar Maria Angelina vinda da cozinha, disparou na sua direção, atingindo-a na perna esquerda, o que levou Sónia a dirigir-se ao pai e a agarrar o cano da arma, para evitar que continuasse, acrescenta.

A acusação refere que Sónia caiu ao chão e, como não largou a arma, o pai arrastou-a cerca de quatro metros. Nessa altura, surgiu Maria Lina Silva, que ainda desferiu algumas pancadas com uma bengala no arguido, tendo depois Sónia largado a arma e fugido com a avó para o interior do anexo.

Quando as duas já estavam de costas, a uma distância de cerca de cinco metros, Manuel Baltazar empunhou novamente a arma e disparou, atingindo a filha e a ex-sogra, acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório