Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Parque Escolar valeu ao Grupo Lena 144 milhões

Reabilitação de unidades escolares sustenta os indícios de corrupção para deter o ex-primeiro-ministro.

Parque Escolar valeu ao Grupo Lena 144 milhões
Notícias ao Minuto

08:17 - 06/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Sócrates

O programa de modernização das escolas terá valido ao Grupo Lena uma faturação de cerca de 144 milhões de euros, conquistando assim o segundo lugar nesta área e sustentando parte dos indícios da justiça em deter tanto o ex-primeiro-ministro como o administrador Joaquim Barroca.

A empresa de Leiria é apenas ultrapassada pela Mota Engil, com uma faturação de 162 milhões, mas esta é a única área das obras públicas em que o Grupo Lena conseguiu notabilizar-se.

Quem o nota é o próprio José Sócrates, na sua última carta enviada ao colega de partido António Campos, referindo que a tese de que o Grupo Lena foi beneficiado na escolha para obras públicas “não apenas falsa como absurda”. O ex-primeiro-ministro nota, aliás, que o atual Governo escolheu o Lena para “mais empreitadas de obras públicas do que o Governo socialista,” pode ler-se no Jornal de Notícias.

Na verdade, no último ano completo de José Sócrates enquanto primeiro-ministro, o Grupo Lena teve direito a 16,4 milhões de euros de um total de 6.687 milhões. Já no primeiro ano completo de Passos Coelho, o Grupo Lena ganhou contratos no valor de 5,8 milhões de euros de um bolo de 1.605 milhões de euros.

Já nas PPP, o Grupo Lena tem apenas duas das dez parcerias rodoviárias celebradas pelo Governo de Sócrates, nomeadamente no Baixo Tejo e no Litoral Oeste, com 7,8% e 16,2%, respetivamente e com 13% no consórcio do TGV, projeto travado pelo Governo de Passos Coelho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório