Para o efeito a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e a Junta da Galiza vão candidatar o IACOBUS, para o ano letivo de 2015/2016, ao programa europeu de apoio a estudantes universitários.
O anúncio foi hoje feito pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial -- Galiza e Norte de Portugal (GNP -- AECT), entidade gestora do Iacobus, no final da cerimónia de lançamento da terceira convocatória para o programa de intercâmbio de Investigadores, Docentes e Pessoal de Administração e Serviços, entre as diferentes instituições do Ensino Superior do Norte de Portugal e da Galiza.
Nesta terceira fase vão entrar, pela primeira vez, os Centros Profissionais (Escolas Técnico-Profissionais) Públicas, que se juntam às Universidades e Politécnicos.
"O programa vai dar agora mais um passo importante: acolher formadores do sistema público de formação profissional. Estou certo que tal vai permitir que o programa vá contribuir para o crescimento do emprego na eurorregião", afirmou durante a cerimónia o presidente da CCDRN, Emídio Gomes.
De acordo com o GNP -- AECT "82% dos beneficiários consideraram o programa como muito bom ou excelente na primeira fase e 90 % na segunda fase", destacando como pontos positivos "a atenção recebida, o cumprimento dos objetivos e o lugar de destino que escolheram".
A avaliação geral de todo o programa "é muito positiva por parte dos 237 beneficiários", revela comunicado hoje divulgado.
"Informo que foi uma troca de experiência interessante, sendo muito bem recebida na Universidade de Santiago de Compostela e considero como uma mais-valia este tipo de intercâmbio profissional", assinalou uma das participantes.
Do programa apoiado pela União Europeia através do POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) fazem parte as Universidades da Corunha, Santiago de Compostela, Vigo, Porto, Minho, Trás-os-Montes e Alto Douro e a Católica Portuguesa, para além dos Institutos Politécnicos do Porto, Bragança, Viana do Castelo e Cávado.
A seleção dos projetos apresentados pelos candidatos é realizada pela Comissão de Seleção, presidida pelo GNP-AECT e da qual fazem ainda parte a CCDR-N, a Xunta da Galicia e a Fundação CEER (Centro de Estudos Eurorregionais Galiza -- Norte de Portugal)
Os projetos selecionados até ao momento abrangeram áreas de estudo muito diversificadas, desde as Ciências Económicas e Empresariais, as Ciências Ambientais e os Recursos Naturais, as Ciências da Saúde, as Ciências Sociais, as Engenharias, a Informática, o Direito, o Turismo, às Ciências da Educação, as Belas Artes e à Arquitetura.