A Google, em parceria com a CP, iniciou a recolha de imagens a 360 graus de várias linhas ferroviárias do país. O percurso de 700 quilómetros, “sob a perspetiva dos maquinistas”, estará disponível dentro de alguns meses na plataforma ‘Google Street View’.
Ninguém saberá tão bem como os maquinistas como é viajar de comboio por Portugal. Dentro de alguns meses também os internautas poderão viajar através dessa perspetiva. Isto graças ao Comboio do Google, composto unicamente por uma locomotiva que empurra um vagão aberto onde está montada a câmara de filmar.
Através das aplicações Google Maps e Google Earth, qualquer pessoa poderá ter acesso a imagens das linhas, dos percursos e de toda a área envolvente. O percurso das filmagens traduz-se em mais de 700 quilómetros, entre as linhas do Douro, Norte, Oeste, Sintra e Cascais. A empresa norte-americana espera que a captação das imagens dure 13 dias – arrancou no passado dia 23 na linha do Douro, entre o Porto e o Pocinho.
A CP não descarta a hipótese de retomar as filmagens numa segunda oportunidade tendo em conta o potencial paisagístico e turístico das linhas férreas portuguesas. As da Beira Baixa e do Algarve estarão, nesse caso, entre as prioritárias.
Portugal é o segundo país onde a Google tem um projeto desta natureza. O primeiro foi a Suíça onde foi filmada uma linha dos Alpes.