Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Festival do Riso tenta recorde com multidão à gargalhada

Os organizadores do 1.º Festival do Riso, que decorre na Lousã entre sexta-feira e domingo, vão tentar realizar a maior sessão de yoga do riso do mundo e entrar no livro Guinness de recordes.

Festival do Riso tenta recorde com multidão à gargalhada
Notícias ao Minuto

18:44 - 30/04/15 por Lusa

País Lousã

Ana Banana, da Escola do Riso, disse hoje à agência Lusa que a organização precisa de "juntar no mínimo 300 pessoas", na praça Sá Carneiro, no domingo, às 16:00.

"Ganharemos um recorde mundial no Guinness, o que ficará para sempre na história da Lousã e de Portugal", adiantou.

Ana Banana preconizou que "o ideal seria juntar 500 pessoas" com vontade de rir, podendo, no entanto, o registo no livro mundial de recordes ser garantido com um número inferior de participantes.

"Precisamos do riso, nas escolas e nas empresas, para darmos a volta ao nosso poder de felicidade", afirmou, considerando que, apesar das dificuldades inerentes à crise económica dos últimos anos, "não há motivo para as pessoas" não melhorarem o seu humor.

As atuais sociedades necessitam de "uma revolução de gargalhada", defendeu a artista.

Na sexta-feira, o auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, na Lousã, distrito de Coimbra, acolherá o Congresso do Riso, com painéis dedicados à educação, empresas, saúde e ação social, com a participação de oradores de diferentes países.

A partir das 19:00, realiza-se no anfiteatro do Parque Carlos Reis uma apresentação de circo pelo Grupo de Ensino Doméstico Escol(h)a Livre, seguindo-se, às 21:00, um espetáculo improvisado de comédia, música, artes circenses e dança.

No sábado, às 21:30, o Cineteatro da Lousã acolhe a Gala do Riso, "onde o humor com amor estará presente", com interpretações de Piparelli e Esparguete, Companhia Marimbondo, Bernardo Malabarista, Encerrado para Obras, David Cruz, Joshua Grindon Ford e Ana Banana.

Na tarde de domingo é celebrado o Dia Mundial do Riso, na Praça Sá Carneiro, com a atuação da banda "Não Há 2 Sem 3" e a tentativa de realizar "a maior sessão de yoga do riso", entre outras iniciativas.

Durante três dias, líderes de yoga do riso, médicos, terapeutas, professores e artistas vão promover ainda dezenas de 'workshops' sobre dança natural, malabarismo, parto natural, riso e comunicação humana e promoção da felicidade, entre outras matérias.

A Escola do Riso foi fundada, na Lousã, por Ana Banana, Jörg Helms e Manuela Sousa para ajudar as pessoas a "mudarem de atitude e encontrarem uma nova forma de coexistir com todas as circunstâncias da vida".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório