Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Investimento de 1,2 milhões de euros em projeto de recolha de resíduos

A câmara de Valongo anunciou hoje que em 2016 vai dar início a um projeto-piloto de recolha seletiva de resíduos porta-a-porta, num investimento de 1,2 milhões de euros, considerando a aposta "ambiciosa" no objetivo de "mudança de comportamentos".

Investimento de 1,2 milhões de euros em projeto de recolha de resíduos
Notícias ao Minuto

18:10 - 28/04/15 por Lusa

País Valongo

Em comunicado esta autarquia do distrito do Porto explica que esta é uma das medidas com "maior impacto" do Plano de Ação para obtenção das metas previstas no PERSU 2020 - Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos.

O projeto denominado de PAPERSU - Valongo exigirá um investimento total de 1,2 milhões de euros e vai ser implementado no próximo ano, apontando a autarquia como "ideal" que cada munícipe enviasse anualmente uma média 50 quilos de resíduos para reciclagem.

"São metas de reciclagem muito ambiciosas, que implicam um grande esforço do município e a colaboração de todos os munícipes. Depositamos muita esperança neste caminho e estamos confiantes na mudança de comportamentos da população", refere o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O autarca aponta que a câmara de Valongo está "empenhada" em "mudar o paradigma e a forma" como a questão da reciclagem é encarada, tendo convicção de que os resíduos "não podem continuar a ser desperdiçados".

"O sistema tem de ser mais sustentável. A reciclagem é um processo mais amigo do ambiente e mais inteligente. Este é o caminho", defende José Manuel Ribeiro.

Para atingir as metas do PERSU 2020, além da implementação da recolha seletiva de resíduos porta-a-porta, o plano de ação de Valongo inclui a densificação da rede de ecopontos, o alargamento da compostagem caseira e das hortas comunitárias, bem como ações de sensibilização dedicadas à população.

O programa PEPERSU - Valongo está a ser elaborado em articulação com o Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (LIPOR), sistema de gestão de resíduos urbanos em que se insere o concelho de Valongo.

Este documento é visto pela autarquia como "essencial" para que, conforme se lê no comunicado, "Valongo possa aceder a financiamentos comunitários para implementar as suas ações".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório