Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Amigo de Salgado invoca problemas urológicos e surdez

José Guilherme faltou a Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES e agora o Ministério Público instaurou um inquérito para apurar as razões do empresário para não depor no Parlamento.

Amigo de Salgado invoca problemas urológicos e surdez
Notícias ao Minuto

08:30 - 23/04/15 por Notícias Ao Minuto

País Comissão parlamentar

O empresário amigo de Ricardo Salgado que deu ao ex-banqueiro 14 milhões de euros pela relação que mantinham, faltou a chamada do Parlamento para testemunhar sobre o caso BES.

Ontem, depois de a CPI ter enviado uma participação para o Ministério Público por estes factos, soube-se que o empresário estaria a ser alvo de um inquérito do Ministério Público.

Em declarações ao Económico, Gabriel Martins, advogada de Guilherme, assegura que este “não desobedeceu” ao Parlamento, crime pelo qual está a ser investigado.

“O Sr. José Guilherme não desobedeceu a qualquer ordem da CPI. Só foi notificado para estar presente a uma determinada data (10 de Fevereiro). Justificou com uma antecedência muito superior à legal (a 15 de janeiro) as razões pelas quais não podia estar presente. Ao mesmo tempo, requereu a prestação do seu depoimento por escrito, cujo pedido foi diferido a 18 de março”, garante a Martins.

O empresário, através da sua advogada, alega problemas de saúde para não ter querido apresentar-se perante os deputados, sendo descritos problemas auditivos, “num nível de surdez grave” e do foro urológico, nomeadamente da próstata. Além destes factos, foi invocado o facto de residir em Angola, pelo que terá pedido dispensa de audição presencial.

A CPI considera que todos estes argumentos seriam passíveis de ser ‘contornados’, pelo que as explicações fornecidas pelo empresário não foram aceites.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório