Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Jovens em centros educativos diminuíram 23% em março

O número de jovens internados, em março, nos centros educativos era de 187, registando-se uma diminuição de 23,04 por cento em relação ao mês homólogo de 2014, segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Jovens em centros educativos diminuíram 23% em março
Notícias ao Minuto

18:10 - 15/04/15 por Lusa

País DGRSP

A estatística da DGRSP do mês de março indica que, a partir de julho de 2014, registou-se uma diminuição da lotação e do número de jovens internados com o fecho do Centro Educativo de Santa Clara, em Vila do Conde.

A DGRSP adianta que, desde novembro de 2014, que o número de jovens internados é inferior à lotação, estando, em março deste ano, internados 187 adolescentes para uma lotação de 198.

Dos 187 jovens internados, cinco encontravam-se em ausência não autorizada, não regressando aos centros educativos após autorização de saída.

Segundo a estatística de março, 64 por cento dos jovens estavam em regime semiaberto, 20 por cento em fechado e 16 por cento em aberto.

A maioria dos jovens (94 por cento) estavam em março a cumprir medida tutelar de internamento e seis por cento em cumprimento de medida cautelar de guarda, que pressupõe a existência fundada de perigo de fuga ou cometimento de outros crimes.

A DGRSP refere também que 49 por cento dos jovens cometeram crimes contra o património, nomeadamente roubos e furtos, e 42 por cento praticaram crimes contra as pessoas, como ameaça e coação e ofensas à integridade física.

Os dados indicam ainda que a maioria dos jovens internados (88,7%) eram rapazes com 16 ou mais anos e tinha equivalência ao primeiro (51%) e segundo (42%) ciclo de escolaridade.

Cerca de 62 por cento dos jovens internados em centros educativos, em março, foi alvo de processos oriundos de tribunais da área da Grande Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório