Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Gaia quer avaliar impacto da fusão de freguesias

O presidente da Câmara de Gaia disse hoje estar disponível para debater a fusão das freguesias levada a cabo na reorganização administrativa de 2012, admitindo casos de agregação "mal feita" como o da Afurada.

Gaia quer avaliar impacto da fusão de freguesias
Notícias ao Minuto

20:40 - 13/04/15 por Lusa

País Eduardo Vítor Rodrigues

"Estamos disponíveis para num debate sério, com tempo, amadurecido e com o envolvimento de múltiplos agentes, não em campanha ou em pré-campanha eleitoral, voltar a aprofundar o assunto. Se me perguntasse, eu preferia ter as 24 [freguesias] do que ter as 15", disse à Lusa o autarca Eduardo Vítor Rodrigues.

O presidente da Câmara de Gaia falava no final da reunião de câmara onde foi votado um parecer da autarquia sobre projetos de lei do PCP apresentados em dezembro na Assembleia da República e agora remetidos à câmara e que visavam repor as anteriores freguesias.

"Esse projeto de lei é um ato de show off político que não tem nenhum tipo de consequência porque se trata apenas de tentar, a escassos meses de eleições, promover um debate que está neste momento perfeitamente consolidado", criticou hoje o autarca.

Vítor Rodrigues fez assim votar um parecer no qual propôs que a Câmara de Gaia "se exima de pronúncia" sobre os projetos de lei do PCP que, salientou, não têm "credibilidade suficiente" para serem discutidos.

Admitiu, contudo, não concordar com a fusão mas disse não estar arrependido de ter participado no processo de reorganização administrativa cujo impacto deve, sim, ser avaliado.

E se há situações positivas, Vítor Rodrigues considera que "há outros casos em que a fusão ou a agregação foi mal feita", dando como exemplo a freguesia da Afurada, que se juntou à de Santa Marinha, sobre a qual disse "fazia todo o sentido que se mantivesse como autónoma porque é uma freguesia que sendo pequenina tem uma identidade socioeconómica brutal".

Ainda sobre os projetos do PCP, o autarca criticou o facto de o partido não ter dialogado "nem com a câmara nem com as populações ou freguesias" antes de ter avançado com os mesmos e sublinhou que lançar este tema "em pré-campanha eleitoral é prejudicar o próprio debate sobre a reorganização do país".

Perante o parecer da autarquia sobre os projetos de lei do PCP para a recriação das antigas freguesias de Gaia, o PSD emitiu uma declaração de voto na qual acusa o presidente da câmara e o PS de encontrarem "uma forma" de se afastar "dos compromissos de 2012 quando subscreveram o atual mapa administrativo das freguesias de Gaia".

Para o PSD a proposta "não está de acordo com as responsabilidades políticas assumidas em 2012" pelo que o parecer da câmara "deveria ser negativo em relação" aos projetos de Lei do PCP.

No documento, assinado pelo vereador Firmino Pereira, o PSD diz ainda discordar da referência no texto que afirma que a reforma foi "apressada e avulsa na redução do número de freguesias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório