Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Texto institucional ibérico também "fala" mirandês

O mirandês entrou hoje pela primeira vez nos circuitos linguísticos internacionais, ao ser um dos quatro idiomas ibéricos escolhidos para a redação do documento que oficializa a constituição da Associação de Desenvolvimento Astúrias Portugal.

Texto institucional ibérico também "fala" mirandês
Notícias ao Minuto

14:38 - 09/04/15 por Lusa

País Língua

O diploma está redigido em quatro línguas: português, castelhano, mirandês e asturiano.

Em declarações à agência Lusa, Alfredo Cameirão, vice-presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesa (ALCM) disse que se trata de um momento "histórico" porque "dá ao mirandês o estatuto de idioma internacional".

"Isto poderá fazer com que as pessoas olhem para a segunda língua oficial em Portugal de uma outra forma", frisou o também investigador.

Por seu lado, Carlos Rubiera, representante da Academia de Língua Asturiana (ALA), destacou o papel das autoridades portuguesas e o trabalho que têm desenvolvido para o reconhecimento e afirmação do mirandês com língua oficial em Portugal, um estatuto que o idioma arturiano ainda não tem em Espanha.

O estudioso, acrescentou que o mirandês é uma língua "irmã" do asturiano, já que nasceram do mesmo tronco linguístico.

Hoje, na cidade asturiana de Gijón (Espanha), o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, anunciou que para o mês de maio estão já acertadas uma série de iniciativas conjuntas entre a ALCM e ALA.

"Vamos reatar a relações institucionais com a ALA, começando com um intercâmbio de professores de mirandês e asturiano já no próximo verão", especificou.

De acordo com autarca, o mirandês e o asturiano poderão igualmente ser ministrados em cursos específicos, a realizar tanto em Miranda do Douro como em Gijón (Espanha).

Segundos os investigadores, a língua mirandesa é um idioma pertencente ao grupo do asturo-leonês, com estatuto de segunda língua oficial em Portugal, reconhecida oficialmente e assim protegida.

A língua mirandesa, atualmente, por cerca de sete a oito mil pessoas no concelho de Miranda do Douro e na diáspora e ainda em algumas freguesias dos concelhos vizinhos de Vimioso e Mogadouro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório