Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Novo presidente da Câmara de Lisboa mantém pelouro do Turismo

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, vai manter o pelouro do Turismo que tinha quando era vice-presidente, mas haverá distribuição de outras pastas no executivo municipal e a entrada de um novo vereador, anunciou hoje o município.

Novo presidente da Câmara de Lisboa mantém pelouro do Turismo
Notícias ao Minuto

13:05 - 08/04/15 por Lusa

País Medina

As alterações, divulgadas na reunião camarária privada de hoje, devem-se à saída do socialista António Costa, que esteve cerca de oito anos à frente da autarquia lisboeta e deixou o cargo para se concentrar na sua candidatura a primeiro-ministro.

O seu sucessor, Fernando Medina (PS), que tomou posse na segunda-feira e é também presidente da Associação de Turismo de Lisboa, tinha, desde as eleições autárquicas de 2013, as pastas das Finanças, dos Recursos Humanos e do Turismo.

Esta última, a do Turismo, mantém-se sob a sua alçada, enquanto as restantes -- das Finanças e dos Recursos Humanos -- passam para o novo vereador João Paulo Saraiva, do movimento Cidadãos por Lisboa (eleito nas listas do PS), segundo fonte camarária.

João Paulo Saraiva fica também responsável por coordenar a Equipa Missão LX 2020, para preparar a candidatura da cidade aos fundos comunitários.

Com a entrada de João Paulo Saraiva, o executivo municipal -- de maioria socialista -- passa a contar com três vereadores deste movimento, incluindo o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, e a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques.

O movimento Cidadãos por Lisboa é liderado por Helena Roseta, presidente da Assembleia Municipal de Lisboa.

A Câmara é ainda composta por seis vereadores com pelouros do PS (aos quais acrescem o presidente e o vice-presidente), três do PSD, dois do PCP e um do CDS-PP.

Outra das mudanças é que o vereador da Higiene Urbana e das Estruturas de Proximidade, Duarte Cordeiro, vai suceder a Fernando Medina na vice-presidência do município. O autarca socialista fica também responsável pela Gestão da Mobilidade, pelouro relacionado com a gestão dos semáforos, dos túneis e com os desvios de tráfego, apontou fonte camarária.

Já o vereador Manuel Salgado, que detinha o Urbanismo e a Reabilitação Urbana, mantém a pasta do Urbanismo e fica com as Obras (que estavam sob alçada do vereador Jorge Máximo) e com o Planeamento da Mobilidade. Segundo explicou a fonte do município, este último pelouro difere do da Gestão da Mobilidade por tratar da mobilidade num sentido "mais macro", como os transportes e o estacionamento.

O vereador Jorge Máximo fica com as pastas do Desporto e dos Sistemas de Informação, que já tinha.

Os restantes vereadores mantêm os pelouros atribuídos nas autárquicas de 2013, como é o caso de Graça Fonseca (Educação, Economia e Inovação), Carlos Castro (Relações Internacionais, Segurança, Proteção Civil e Relação com o Munícipe), Catarina Vaz Pinto (Cultura) e José Sá Fernandes (Estrutura Verde e Energia).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório