Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Mudança diz que a renovação do PSD consiste em mais austeridade

O cabeça de lista da coligação Mudança (PS/PTP/PAN/MPT) às eleições da Madeira, Victor Freitas, citou o papa Francisco no comício de encerramento de campanha e vincou que a renovação proposta pelo PSD consiste em mais austeridade.

Mudança diz que a renovação do PSD consiste em mais austeridade
Notícias ao Minuto

20:13 - 27/03/15 por Lusa

País Eleições na Madeira

"O povo empobrece e logo em seguida vota em quem os afundou na pobreza", disse Victor Freitas, sublinhando que a frase pertence ao papa Francisco. "Infelizmente na nossa terra, ao longo dos anos, isto foi verdade. Nos últimos anos deixou de ser tão verdade e no próximo dia 29 este apelo do papa Francisco vai calar a direita, vai-se fazer ouvir junto dos madeirenses e porto-santenses", acrescentou.

O comício de encerramento de campanha da coligação Mudança aconteceu após uma arruada no centro do Funchal, na qual participou o presidente do PS, Carlos César, que, no entanto, não discursou. Em palco, a animação foi de Quim Barreiros e o discurso político coube apenas ao cabeça de lista.

"Eles [PSD] já estão há quarenta anos no governo [regional]. O que eu vos peço não são quarenta anos, não são trinta, não são vinte, não são dez. São quatro anos para fazer a mudança, governar diferente e mostrar que somos mais competentes, conseguimos apostar no crescimento económico e no emprego e que vamos construir uma Madeira de futuro, onde haja espaço para todos", declarou Victor Freitas perante algumas centenas de pessoas.

"O caminho que eles querem que sigamos, o tal caminho da renovação [slogan do PSD] é a renovação da austeridade, é a renovação dos 22 mil desempregados, é a renovação da emigração, é a renovação deste aperto fiscal que nos empobrece e que atira as empresas para a falência", realçou Victor Freitas, reforçando que "essa renovação nenhum madeirense e nenhum porto-santense em consciência quer".

O candidato disse que este domingo só há dois caminhos, a Mudança ou a austeridade, e logo prometeu renegociar a dívida pública da região em caso de vitória eleitoral. "Nos últimos dias eu tenho falado com muitos madeirenses e porto-santenses e sinto aquilo que eles sentem, as dificuldades do dia-a-dia, e cada vez estou mais convicto que o único caminho possível é a renegociação da nossa dívida, para termos espaço para viver", afirmou.

Evocando a presença de Carlos César, ex-presidente do governo regional dos Açores, Victor Freitas prometeu lutar por transportes aéreos e marítimos com subsídios e tarifas semelhantes aos daquela região autónoma, pois na Madeira são mais caros.

"O Estado não pode tratar os Açores como filho e a Madeira com enteado", disse, realçando que a Mudança pretende construir uma Madeira com emprego e sem necessidade de recurso à emigração.

A coligação Mudança é uma das 11 forças políticas (oito partidos e três coligações) que concorrem às eleições legislativas antecipadas de domingo na Madeira. O ato eleitoral foi marcado na sequência da demissão do presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, depois de ter sido substituído na liderança do PSD por Miguel Albuquerque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório