Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Instituição de apoio a cidadãos com deficiência abre cantina

O MAPADI, sediado na Póvoa de Varzim e que apoia cidadãos com deficiência mental, abriu a sua cantina à comunidade como forma de combater a exclusão e, simultaneamente, amealhar mais algumas receitas para sua sustentabilidade.

Instituição de apoio a cidadãos com deficiência abre cantina
Notícias ao Minuto

08:42 - 23/03/15 por Lusa

País Solidariedade

"Apelidamos esta iniciativa de 'Almoce Connosco' no sentido de desafiar a comunidade poveira, e não só, a almoçar nas nossas instalações, com uma refeição que inclui pão, sopa, prato e sobremesa, a um preço muito acessível [três euros], e, ao mesmo tempo interagir, com os cidadãos com deficiência", contou à Lusa António Ramalho, presidente do Movimento de Apoio aos Pais e Amigos do Diminuído Intelectual (MAPADI).

Sendo esta uma forma de ajudar a instituição na sua sustentabilidade, permite ainda, conforme vincou o dirigente, que a população se inteire de outros serviços que o MAPADI já presta, como a produção de legumes, a lavandaria industrial, a fisioterapia, ginásio e piscina.

"Ao chamarmos a população à instituição, acabamos por dar conhecer os serviços internos que temos, aprofundando a interação com a comunidade, sempre tendo em mente o conceito da inclusão", acrescentou.

António Ramalho reconheceu que o lucro do serviço de refeições para não utentes "é, para já, residual", mas assinalou que, no futuro, "pode ser uma mais-valia para a sustentabilidade" da instituição.

A mensagem sobre este novo serviço vai passando aos poucos na comunidade poveira, estando já ser divulgada nas redes sociais. Foi assim que Fátima Neiva conheceu esta nova valência do MAPADI e se tornou cliente assídua há quatro semanas.

"Vi no Facebook que iam começar a servir refeições para fora e vim experimentar. Aconselho porque a comida é muito boa e o preço ainda melhor, porque por três euros em lado nenhum se come", descreveu.

Também o facto de visitar a instituição que apoia cidadãos com deficiência foi salientado por Fátima Neiva. "Convivemos com eles e eles também veem que a sociedade os quer integrar e isso é muito importante", assinalou..

O serviço 'Almoço Connosco" do MAPADI está disponível em todos os dias úteis, funcionando entre as 12:00 e as 14:00.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório