Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

CDS propõe apoios à produção regional para reduzir importações

A candidatura do CDS-PP às legislativas madeirenses organizou hoje uma "festa do mundo rural na cidade", levando ao Funchal produtores regionais, do artesanato à agricultura, para defender medidas destinadas a reduzir as importações e a dinamizar a economia.

CDS propõe apoios à produção regional para reduzir importações
Notícias ao Minuto

18:32 - 22/03/15 por Lusa

País Eleições na Madeira

Cerca de uma dezena de bancas de venda com produtos da região foram instaladas no Parque de Santa Catarina, mesmo ao lado da Quinta Vigia (sede da presidência do Governo Regional), pelos produtores que quiseram responder ao convite do partido.

Pelo espaço, a funcionar das 10:00 às 18:00 e onde houve também folclore e música ao vivo, passaram algumas centenas de pessoas, muitas das quais assistiram com bandeiras do partido ao discurso do cabeça de lista, José Manuel Rodrigues.

"O CDS tem medidas muito concretas para ajudar quem produz, porque, face à situação difícil em que estamos, temos de apostar naquilo que é nosso, temos de produzir mais para importar menos. A primeira das medidas é pôr o Governo Regional, as câmaras, as juntas de freguesia, os hospitais, as escolas, as cantinas a consumirem preferencialmente produtos cultivados na região", apontou.

O partido prometeu também apoiar os custos dos fatores de produção, como pesticidas e herbicidas, lamentando que este tipo de produtos custe 30% mais do que no continente e nos Açores. Na prática, indicou o candidato, é necessária uma subsidiação do seu transporte para baixar o custo final da produção.

A conjugação da defesa da floresta com a criação de gado foi a terceira medida referida: "Tem é de ser feita com regras, ordenamento, planeamento".

José Manuel Rodrigues afirmou ser preciso aumentar a produção de carne de porco e frango e de ovos, até porque "a Madeira já foi autossuficiente" ao nível destes bens, e rever os preços do abate dos animais, que considerou "os mais caros do mundo".

O cabeça de lista não esqueceu as críticas à liderança do PSD -- que tem maioria absoluta no Governo Regional há quase 40 anos -- e sublinhou que o partido no poder "mudou de cara, mas não mudou de corpo", mantendo "a corrupção, o favoritismo, os compadrios e os interesses instalados" .

"Aceitem os brindes [...], mas no próximo domingo, no segredo do voto, retirem-lhes o poder absoluto", afirmou, recordando que, nas eleições anteriores, o partido passou de quarta para segunda maior força política no parlamento regional.

Foram admitidas às eleições legislativas da Madeira de 29 de março 11 listas, sendo oito partidos (PSD, CDS, BE, JPP, PNR, MAS, PND e PCTP/MRPP) e três coligações - Mudança (PS/PTP/MPT/PAN), CDU (PCP/PEV) e Plataforma de Cidadãos 'Nós Conseguimos' (PPM/PDA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório