Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Não se esqueça, hoje é Dia do Pai. E por falar nisso...

O pai já foi uma figura alheada da realidade dos filhos, uma posição de autoridade dentro de casa. Nos dias de hoje, essa situação alterou-se e os pais estão próximos dos filhos e fazem parte do seu quotidiano.

Não se esqueça, hoje é Dia do Pai. E por falar nisso...
Notícias ao Minuto

07:57 - 19/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Dia do Pai

Para comemorar o Dia do Pai, o jornal i procurou traçar o perfil de um pai moderno, tendo em conta a evolução dos últimos anos e as grandes mudanças que houve na posição masculina no seio familiar.

Mónica de Sousa, psicóloga clínica, explica que, apesar da grande alteração estar nos pais e na forma com que encaram os filhos e a vida doméstica, hoje, os filhos olham-nos de forma diferente. Assim "os filhos viam os pais como uma figura ausente, que só servia para ditar regras e trazer dinheiro para casa".

Hoje em dia, o pai já consegue assegurar o papel historicamente ligado às mulheres. Dar conselhos, esclarecer dúvidas ou cuidar dos filhos quando estão doentes são algumas das tarefas que passaram, claramente, a ser divididas.

Por sua vez, a psicóloga clínica Marina Carvalho salienta que o pai passou "de uma figura de autoridade" para uma "figura de afeto".

Já Andreia Cabral, também psicóloga, faz notar que os homens deixaram de ter medo de serem olhados de lado por tratarem dos filhos. Hoje em dia "os pais sentem-se mais à vontade para mostrar carinho e preocupação com todos os aspetos que envolvam a vida dos filhos", indica.

As três psicólogas apontam a emancipação feminina como a grande responsável pela crescente responsabilidade dos pais no mundo dos filhos.

Contudo, Mónica de Sousa acredita que esta emancipação possa ter trazido algo menos positivo. Enquanto os pais se tornaram "parte ativa no dia-a-dia familiar", a especialista aponta os divórcios como uma realidade que muitas vezes afasta pais e filhos.

Nas famílias monoparentais, normalmente, "um pai que se ausenta de casa numa separação acaba por se afastar do filho". Apesar desta situação, a guarda partilhada já é uma realidade mais presente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório